Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sem bambu, sem flecha

Saúde interrompe envio de Coronavac e Prefeitura deixa de vacinar crianças de 3 a 4 anos contra a Covid-19

Desde julho, foram apenas 46 mil doses para essa faixa etária, apenas 16% do público-alvo; retomada negociação direta com o Butantan


Vacinação de crianças de três a quatro anos contra a Covid-19 somente poderá ser retomada com o envio de novas doses para a Prefeitura do Rio, pendentes há três meses. Foto: Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu esta quarta-feira (26/10) a vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 a 4 anos de idade. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a interrupção acontece pela falta de novas remessas de doses pelo Ministério da Saúde para esse público.

A secretaria informou, ainda, que apesar das solicitações que vem sendo feitas há pelo menos três meses, não há previsão de quando novos aportes serão enviados pelo governo federal.

De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Soranz, a vacinação contra a covid-19 neste grupo está muito baixa. Desde julho, as unidades de saúde imunizaram cerca de 46 mil meninas e meninos de 3 e 4 anos com a primeira dose da CoronaVac, única autorizada pela Anvisa para uso nessa faixa etária. O total significa apenas 16% do público alvo. Soranz disse que restam mais de 116 mil crianças a serem protegidas contra a doença no Rio.

O secretário afirmou que a aplicação da segunda dose para esse grupo está garantida com a vacina reservada especificamente para esse fim. Disse, porém, que apesar da baixa procura pela vacina, o índice de transmissão da doença é baixo e que o número de internações em hospitais também está reduzido.

Sobre a cobertura com as doses de reforço da vacina contra a covid-19 para o público em geral, Soranz lamentou que a procura esteja baixa e pediu que as pessoas que ainda não tomaram o reforço procurem uma unidade de saúde do município.

O Ministério da Saúde informou que está em negociação com o Instituto Butantan, fabricante da vacina Coronavac, para a compra de mais doses do imunizante. E que a aquisição de novas doses leva em conta o ritmo de vacinação do público de 3 e 4 anos, e o avanço do número de doses aplicadas.


Agência Brasil e Radioagência Nacional

covid-19 Vacinação CoronaVac Infantil Rio de Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!