No Brasil, falar de política é sempre delicado, o tema costuma estar relacionado com muita polêmica e pode provocar discussões e brigas. Em empresas, o problema é ainda mais agravado, uma vez que pode distrair os colaboradores por brigas que raramente chegam a algum lugar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa desse ano do instituto Myers Briggs, indicou que 85% dos funcionários relataram ter tido algum tipo de conflito dentro do trabalho. Além disso, o mesmo estudo mostrou que 54% dos funcionários acham que os gestores poderiam lidar melhor com as discussões no trabalho.
Para Mara Lemes Martins, PhD. Psicóloga e VP da BNI Brasil - Business Network International - organização de networking de negócios, política pode ser debatida no trabalho mas com certa cautela. “É importante que os colaboradores tenham seu direito à liberdade de expressão garantidos, o debate, quando civilizado, pode desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, além de possibilitar a discussão de pautas importantes para o país”, explica.
No entanto, é importante manter a atenção aos alertas de conflitos na empresa, pois uma equipe separada produz com menos ânimo e vontade, já que ninguém quer trabalhar em um ambiente negativo. “Fica muito cansativo trabalhar em um círculo desagradável, essas discussões tendem a ser levadas para o pessoal, desgastando as relações do espaço de trabalho cada vez mais”, relata Mara.
Para encontrar a melhor forma de evitar conflitos políticos nas empresas, a especialista listou as principais dicas. Confira:
1. Não censure o debate: há algumas ações que lideranças podem tomar para evitar os conflitos, o conceito é jamais censurar, mas sim direcionar as conversas para enriquecerem o conhecimento e não criarem rixas. “Embora criar normas pareça uma atitude muito severa, é importante estabelecer limites, lembrando os colaboradores da política sobre o tópico na empresa, para evitar frustrações”, aconselha Martins.
2. Crie momentos certos para debates: estabelecer momentos específicos para a conversa política pode ser uma boa saída, contando até, por exemplo, com mediadores que ditem o prosseguimento do debate. “Há empresas que marcam hora e lugar para papos educativos que formam seus colaboradores como pensantes do assunto”, revela a especialista.
3. Não influencie os colaboradores: evite impor sua própria opinião para quem trabalha, é fundamental fornecer um ambiente imparcial que instigue a própria opinião. “Colaboradores às vezes se deixam influenciar pelos cargos maiores da empresa, evite isso ao máximo, deixe que eles criem seus próprios pensamentos livremente”, alerta.
4. Regule a comunicação interna: por vezes, as discussões podem ocorrer fora do ambiente físico do trabalho e acontecerem no digital. “Nos grupos de Whatsapp, temos menos controle do que é dito, no entanto, o setor de comunicação interna deve manter a atenção para evitar discórdia e disseminação de notícias falsas no trabalho”, indica.
5. Respeite todas opiniões: o mais importante é sempre manter o respeito. É essencial que a cordialidade seja mantida nas empresas, em todos os níveis, dos estagiários aos executivos. “Afinal, a política é um espaço que exige respeito para que se chegue a resoluções que formarão um país melhor para todos, isso só é possível em um ambiente calmo de debate civilizado”, finaliza Mara Lemes Martins