Um dos maiores setores da economia brasileira é o agronegócio. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea - Esalq/ USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representou 27,4% de todo o PIB nacional.
Existe ainda uma expectativa de safra recorde para o período 2021/2022, de 288,61 milhões de toneladas, um aumento de 14,2%, diz a Companhia Nacional de Abastecimento. Fora que a produção brasileira de grãos deve crescer 27% até 2030, segundo a previsão do Ministério da Agricultura. Ao mesmo tempo, projeções apontam que a produção de alimentos mundial precisa aumentar 70% até 2050 para atender a demanda de uma população que deve chegar a 9 bilhões de pessoas no planeta.
Para acompanhar este crescimento, o setor precisa investir em inovações que garantem maior produtividade e lucratividade, sem abrir mão da sustentabilidade. Ou seja, produzir em maior quantidade gastando menos e com menor impacto ambiental.
Para isso, o uso de tecnologias no agronegócio é indispensável, justamente porque, embora seja um nicho tradicional, já existem vários recursos que contam com um potencial promissor para elevar o setor e modernizar as produções agrícolas.
Claudio Lollato Malheiro. Foto: Divulgação
Segundo Claudio Lollato Malheiro, um dos sócios da Malborg Tecnologia, empresa nacional, desenvolvedora e distribuidora de soluções integradas, a presença da tecnologia está presente em todas as etapas da produção no agronegócio, essencial para que a eficiência, produtividade e redução de custos resultem em produtos competitivos dentro e fora do país.
“Desenvolvemos produtos para auxiliar no crescimento do agronegócio, como sistemas de sonorização automáticos integrados com rádios comunicadores, telefonia e anúncios de voz. Também existe a possibilidade de fazer a integração dos sistemas de sonorização com sistemas ERP, como por exemplo a SAP, capazes de gerenciar remotamente as atividades no campo, na indústria e logística multimodal. Esta rede conectada facilita a comunicação em tempo real, fazendo com que organizações tomem as melhores decisões rapidamente, reduzindo perdas e aumentando a produtividade”, afirma o empresário.