O Fluminense venceu o RB Bragantino fora de casa pelo placar magrinho de 1x0, neste domingo (12), em jogo válido pela última rodada do Brasileirão de 2022. Gérman Cano, sempre ele, marcou o único gol do jogo que o fez o artilheiro isolado do Brasileiro, com 25 gols e do Fluminense na temporada, com 44.
O embate ainda contou com dois lances decisivos do Massa Bruta anulados no Estádio Nabi Abi Chedid: o primeiro, um pênalti; o segundo, um gol em que um atleta estava impedido. Com o resultado, o Tricolor terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, isso porque o Internacional também venceu e garantiu a vice-liderança. Já o Bragantino, mesmo com a derrota termina a competição com a última vaga disponível para a Sul-Americana, pois ficou em 14° lugar.
Dois jogadores que são os focos atuais dos noticiários tricolores, Matheus Martins e Yago Felipe começaram o jogo juntos e fizeram também juntos o último jogo entre eles e, quiçá, a última partida com as camisas do time carioca. Martins é certo de sair, só falta o Fluminense definir com a Udinese (ITA) como será o pagamento da venda da jóia de Xerém. Já Yago é é desejo do Técnico Rogério Ceni, mas não tem nenhuma proposta oficial ainda.
O jogo
O primeiro tempo começou com o Fluminense impositivo e o Massa Bruta sem saber o que fazer. O goleiro Cleiton salvou a equipe em duas ocasiões: primeiro, num cabeceio de Gérman Cano no meio do gol. Depois, no chute de longe do volante André.
Em meio a essa pressão toda, um susto, já que aos 26 minutos, em lançamento de Cleiton no campo de defesa, Artur recebeu praticamente dentro da área e foi derrubado por Alexsander. Inicialmente, pênalti e cartão amarelo para Manoel, errado. O VAR chamou, o juiz anulou o pênalti e marcou falta em cima do Zagueiro Nino.
Pouco tempo depois, Cano apareceu novamente, dessa vez para se consagrar. Jhon Arias tocou para o argentino, na esquerda, que em apenas dois toques deu uma 'tacada' rasteira e certeira no canto direito. A bola chegou a bater na trave e entrou.
O jogo esquentou e uma leve confusão aconteceu por conta de uma falta feita por André, aos 45. Na cobrança, Luan Cândido chutou no canto do goleiro e Fábio fez boa defesa.
A etapa final não foi da mesma intensidade que o primeiro tempo, principalmente para o lado tricolor. As chances mais claras foram do Bragantino, que não teve tanta sorte. O primeiro azar foi aos 22 minutos, em recuperação de bola no campo de defesa. Lucas Evangelista lançou para Artur, que chutou em cima de Fábio, mas Guilherme estufou as redes no rebote. O lance, porém, foi anulado por impedimento.
Em seguida, num lançamento de Cleiton, Artur dominou bem, bateu e Fábio espalmou para escanteio. Ainda deu tempo de, nos acréscimos, Hyoran receber um bom passe por cima, mas concluir mal. Nem chutou, nem cruzou bem. Bola para fora e ótima chance perdida pelo Massa Bruta.
FICHA TÉCNICA
RB BRAGANTINO 0 X 1 FLUMINENSE
Local: Estádio Nabi Abi Chedid (SP)
Gols: Gérman Cano (FLU 31/1T)
Cartões amarelos: André (FLU 43/1T), Alerrandro (BGT 44/1T), Yago Felipe (FLU 48/1T), Aderlan (BGT 12/2T) e Ramon (BGT 37/2T)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS) - FIFA
RB Bragantino: Cleiton; Aderlan, Lomónaco, Natan e Luan Cândido; Raul (Bruninho 17/2T) e Jadsom (Hyoran 44/2T); Artur, Lucas Evangelista (Nathan 44/2T) e Gabriel Novaes (Ramon 17/2T); Alerrandro (Guilherme / intervalo).
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Manoel (David Braz 36/2T), Nino e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo 30/2T) e Yago Felipe (Nathan 15/2T); Matheus Martins (Michel Araújo 30/2T), Jhon Arias e Gérman Cano (Alan 36/2T).