O Brasil terminou a Fase de Grupos como líder. A partida entre a Seleção Brasileira e Camarões, nesta sexta-feira (02), terminou por 1 a 0 para os camaroneses. Aboubakar colocou a bola de cabeça na rede, nos acréscimos da segunda etapa. Foram muitas chances desperdiçadas para o lado brasileiro, que acabaram construir a derrota canarinho. Mesmo com o placar negativo e indesejado, o Brasil conseguiu seu objetivo, que era concluir a primeira fase em primeiro lugar do Grupo H.
A primeira grande jogada foi da Seleção Brasileira. Aos 13, Fred recebeu a bola e fez um lindo cruzamento para Martinelli na segunda trave, que acertou uma bela cabeçada para excelente defesa de Epassy.
O Brasil teve total controle do primeiro tempo, com destaque para Rodrygo, que puxou o time no ataque, criando as principais chances ofensivas. Porém, a defesa camaronesa estava concentrada e firme, realizando faltas duras para parar jogadas.
Aos 45, Martinelli ficou com a sobra de bola na entrada da área, cortou para a direita e chutou firme, para mais uma grande defesa de Epassy.
Apesar de todo domínio brasileiro, quem teve a maior chance do jogo foi o Camarões. Aos 47, Mbeumo recebeu o cruzamento da esquerda, livre na segunda trave, e cabeceou. A bola quicou e Éderson realizou um milagre para evitar o gol.
Na virada de campo, o Camarões pressionou. Aos cinco minutos, Aboubakar recebeu a bola ajeitada na direita e bateu cruzado, levando perigo para o gol de Ederson.
Porém, não teve jeito: o favorito tomou conta da partida novamente. Dois minutos depois do lance de Camarões, após um bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou para Gabriel Jesus, que chegou finalizando de carrinho, mas Epassy fez a defesa.
A blitz brasileira permaneceu com três lances em sequência.
Aos dez, Martinelli arrancou com a bola na esquerda, cortou para o meio e bateu firme de direita, para mais uma grande defesa do goleiro do Camarões.
Um minuto depois, Éverton Ribeiro ficou com a sobra do escanteio, puxou para a linha de fundo e cruzou. Militão dominou na entrada da área e finalizou para outra defesa de Epassy.
Aos 12, Antony recebeu na direita e bateu colocado. Epassy quase levou um frango, mas conseguiu recuperar-se a tempo de evitar que a bola entrasse.
Após tudo isso, o jogo permaneceu sem grandes emoções. O Brasil teve muitas dificuldades em definir as jogadas ofensivas, mas o setor defensivo estava bem postado, dificultando o Camarões de avançar.
Porém, quando parecia que o jogo terminaria 0 a 0, o Brasil relaxou e Camarões cresceu, conseguindo abrir o placar aos 46 da segunda etapa. Mbekeli recebeu a bola na direita e cruzou na medida para Aboubakar, entre os dois zagueiros brasileiros, para cabecear no cantinho de Ederson. Na comemoração, o centroavante, que já tinha cartão amarelo, tirou a camisa, levou o segundo amarelo e foi expulso de campo.
Bruno Guimarães teve a chance de empatar a partida aos 53 minutos. Mas, cara a cara com o goleiro, pegou mal na bola e desperdiçou a oportunidade. Apesar da derrota, a Seleção Brasileira terminou a Fase de Grupos em primeiro lugar e pegará a Coreia do Sul nas Oitavas de Final da Copa, na próxima segunda-feira (05), às 16h (Brasília).
FICHA TÉCNICA
CAMARÕES 1 X 0 BRASIL
Local: Lusail Iconic Stadium (QA)
Data: 02 de dezembro de 2022
Horário: 16h (Brasília)
GOL: Aboubakar (90+1 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Tolo; Militão; Kunde; Fai; Aboubakar; Bruno Guimarães
CARTÃO VERMELHO: Aboubakar
Árbitro: Ismail Elfath
CAMARÕES: Mboka, Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Ngamaleu (Mbekeli), Anguissa e Kunde (Ntcham); Mbeumo (Ekambi), Choupo-Moting e Aboubakar. Técnico: Rigobert Song.
BRASIL: Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães) e Rodrygo (Éverton Ribeiro); Antony (Raphinha), Gabriel Jesus (Pedro) e Martinelli. Técnico: Tite.