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População de Paquetá exige volta da grade pré-pandemia de horários das barcas

Houve perda de 50,6% da receita na economia da ilha e 38% dos postos de trabalho foram perdidos

Por Anderson Madeira em 12/12/2022 às 19:55:18

Foto: Divulgação

Os moradores da Ilha de Paquetá reivindicam a grade de horários das barcas que vigorava antes da pandemia de Covid-19, para a retomada do crescimento econômico, turístico e social da região. A reivindicação é dirigida à concessionária CCR Barcas e ao Governo do Estado, que é o poder concedente. Nesta sexta-feira (16), às 14h, haverá audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para discutir a questão.

“São irrecuperáveis as perdas econômicas, do setor turístico (principal atividade da Ilha) e outras, nos últimos três anos. Então, a população de Paquetá pede: Devolvam o horário que nos foi tirado desde o início da pandemia!”, reivindica Guto Pires, presidente da Associação de Moradores de Paquetá (Morena).

A Morena fez em março um levantamento demonstrativo dos impactos negativos na vida socioeconômica da ilha, em virtude dos horários reduzidos. “Em resumo, houve perda de 50,6% da receita na economia da ilha e 38% dos postos de trabalho foram perdidos”, cita Guto.

Segundo o levantamento, o grupo de estabelecimentos voltados para o comércio de vestuário & souvenirs teve a maior perda percentual de receita: 61,7%. Os bares e restaurantes vêm na segunda colocação e atingem o patamar de 56,6%% de perda de receita. Pousadas e hotéis ocupam o terceiro lugar com o índice de 55% de perdas. Em seguida, transporte em charretes elétricas (50%) e mercados e hortifrutis (46%). A perda das bicicletarias – lojas de consertos e locação de bicicletas – alcançou o índice de 37%.

Agrupados em “demais setores” – papelaria, ferragens, farmácia, petshop e variedades – também atingiram a marca de 46% em perdas de receita.

“Nós, paquetaenses, tomamos conhecimento pela imprensa que o governo vai pagar a suposta dívida ao Grupo CCR (de centenas de milhões de reais). Porém, tanto CCR quanto o governo do estado ainda têm uma dívida imensa com a Ilha de Paquetá. Já foram mais de 1.000 dias de perdas econômicas e outras, nos últimos três anos, que não serão recuperadas”, acrescentou o presidente da Morena.

Procurada, a Secretaria de Estado de transportes divulgou a seguinte nota:

“A linha Praça XV – Paquetá opera com a grade de horários determinada pela justiça em audiência especial realizada na 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, em janeiro de 2020.

Em fevereiro de 2020, foi assinado um acordo entre o Estado, a Alerj e a concessionária CCR Barcas que visava garantir o cumprimento da grade de horário originalmente praticada na Linha de Paquetá.

No entanto, a 6ª VFP, responsável pela condução da ação, não permitiu a homologação desse acordo, por meio de decisão proferida. Dessa forma, em observância à decisão judicial de janeiro de 2020, foi necessário adotar a grade definida pela justiça.”

Também acionada, a CCR Barcas divulgou nota sobre o assunto:

“Governo do estado e CCR Barcas definem termos para acordo de manutenção do serviço à população

Bases do acerto ainda precisam ser homologadas pelo Poder Judiciário

O governo do estado e a CCR Barcas fecharam as condições para a celebração de um acordo, durante reunião no dia 5/12. Desta forma, caso se efetive o acordo e ele seja homologado pelo poder judiciário, a concessionária poderá permanecer à frente do serviço de transporte aquaviário de passageiros no estado, mesmo após o término do contrato de concessão.

Além de garantir a continuidade do atendimento à população por um período determinado, o futuro acordo também garantirá um desconto de 40% do cálculo inicialmente apresentado pela Concessionária nas negociações, assegurando maior vantajosidade aos cofres públicos.

A permanência da concessionária por mais um ano vai dar mais estabilidade à conclusão da nova modelagem em elaboração pela UFRJ e também à futura licitação.

Até dezembro, a concessionária receberá parte do pagamento de uma indenização, sem a inclusão de qualquer margem de lucro. A operação também poderá ser prorrogada por mais um ano, até fevereiro de 2025, mediante aviso e cumprimento de condições previamente estabelecidas no acordo.”

A audiência pública na Alerj é convocada pela Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário, presidida pelo deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) e vai discutir os rumos do serviço de barcas no estado. O evento contará com a presença, confirmada, de representantes da Morena, que levarão um equipamento de som para protestar em frente ao parlamento fluminense.

Atual grade de horários Praça XV X Paquetá:

Dias Úteis|Finais de Semana, Feriados

04:00 | 04:00

06:20 | 07:00f

09:00 | 10:00

13:30 | 13:00

16:00 | 17:00

18:30 | ——

20:50 | 22:00

23:10 |

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PAQUETÁ / RIO

Dias Úteis|Finais de Semana, Feriados

05:10 | 05:30.

07:40 | 08:30.

10:50 | 11:30.

14:30 | 14:30.

17:20 | 18:30.

19:40 | ——

22:00 | 23:308

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