A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) começou, nesta quarta-feira (9), diligências para cumprir três mandados de prisão temporária contra suspeitos do roubo a turistas nacionais e estrangeiros, ocorrido no último dia 3, na trilha de acesso ao Corcovado. De acordo com informações da Especializada, que investiga o crime, os foragidos foram identificados como Luiz Henrique da Silva Fonseca; Marcelo Santos de Oliveira e Victor Barreto de Souza Gomes. Os três possuem antecedentes criminais. A Polícia apura o envolvimento de um quarto integrante no roubo.
Luiz Henrique é reincidente específico: já havia sido preso em flagrante em 2014 por roubo na trilha Dois Irmãos, no Vidigal. A investigação também apontou que ele fugiu para a Bolívia em 2017, retornando clandestinamente ao Brasil. Como Luiz, Vitor Barreto segue o mesmo caminho, e responde por roubos em trilhas urbanas.
O terceiro integrante já identificado, Marcelo Santos, também conhecia os passos da estrada do crime: já havia sido condenado por outras violações patrimoniais e atualmente estava em liberdade por benefício da Justiça. De acordo com informações, o criminoso rompeu, na terça-feira (8), a tornozeleira eletrônica que usava.
As diligências preliminares, de acordo com a nota distribuída pela Secretaria de Polícia Civil, foram realizadas pela Deat com apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), das UPPs Cerro Corá e Vidigal, e da Divisão de Monitoração de Eletrônica da Coordenação de Penas Alternativas da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).