O Vasco estreou as novas contratações em partida oficial e venceu a Portuguesa-RJ por 2 x 0, nesta quarta-feira (25), no Estádio Luso-Brasileiro, pelo Cariocão. Nenê e Gabriel Pec marcaram os gols. Com o resultado, o Cruzmaltino agora ocupa a quinta colocação. Já o time da Ilha do Governador ficou em oitavo lugar.
Embora tenha o resultado positivo em mãos, alguns pontos importantes precisam ser cuidados pelo técnico Barbieri. O mais importante deles é a parte defensiva, que, assim como nos amistosos, mostrou-se vulnerável. O tempo pode ajudar a entrosar os defensores, todos oriundos de contratações, mas Maurício precisará resolver rapidamente essa questão.
O jogo
Os primeiros minutos de jogo foram sem emoção alguma, mas um 'velho garoto' foi responsável para acender a brasa da partida: aos 13, em jogada de Lucas Piton na esquerda, com direito a uma caneta, o lateral cruzou na medida e Nenê, sem muito esforço, só precisou dar um leve toque para abrir o placar. 1x0. Pouco depois, Carius ficou cara a cara com Ivan, que defendeu com o pé. Na sequência, Emerson Carioca chutou rente à trave.
Com o tempo, a Portuguesa-RJ começou a ameaçar, principalmente pelos lados do campo. Tanto Pumita quanto Piton deram muitos espaços e, em mais de um cruzamento, o empate quase saiu, com Carius e Emerson Carioca em cabeceios perigosos. O segundo, inclusive, testou bem próximo de Ivan e perdeu uma grande chance.
Aos 41, em boa jogada de Pec, o atacante achou Piton na esquerda. O lateral cruzou, Nenê matou no peito, driblou o zagueiro e quase fez o gol. A defesa da Portuguesa-RJ foi providencial no corte.
Logo no início do segundo tempo, Pec quase ampliou em duas ocasiões: primeiro, cortou da direita para o meio, chitou colocado e quase fez uma pintura. Na sequência, arrancou e, num toquinho para tirar do goleiro, viu a zaga afastar quase na linha.
Aos 03, em cobrança de lateral no ataque, Pedro Raul deu lindo toque de calcanhar, de primeira, e Gabriel Pec ampliou o placar numa cavadinha por cima do goleiro. A bola ainda bateu no travessão e na trave esquerda.
Depois disso, o confronto ficou morno. Só reacendeu com a Portuguesa-RJ, num cruzamento que Robson não conseguiu afastar e que Romarinho bateu de primeira dentro da área, mas muito mal.
No finzinho, em contra-ataque, Vinícius cruzou para a área, Galarza pegou de primeira e João Lopes fez boa defesa. Quase saiu o terceiro.
Fim de jogo com boa atuação do ataque vascaíno, mas com o lado defensivo preocupante.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA-RJ 0 X 2 VASCO
Gols: Nenê (VAS 13/1T) e Gabriel Pec (VAS 03/2T)
Cartões amarelos: Cafu (POR 30/2T) e João Paulo (POR 41/2T)
Local: Estádio Luso-Brasileiro
Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Thayse Marques Fonseca
Portuguesa-RJ: João Lopes; Joazi, Gérson (Lucas 08/2T), Fredson e Yuri; Jonathan Fernandes (João Paulo 17/2T), Charles e Anderson (Cafu / intervalo); Watson (Roney 39/2T), Emerson Carioca (Romarinho 08/2T) e Carius.
Vasco: Ivan; Pumita Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton (PV 34/2T); Zé Gabriel, Figueiredo (Galarza 34/2T) e Nenê (Alex Teixeira 08/2T); Gabriel Pec (Matheus Barbosa 20/2T), Eguinaldo (Vinícius 20/2T) e Pedro Raul.