O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, às 18h15 desta terça-feira (07), já haviam sido acionadas 48 sirenes em comunidades localizadas em áreas de risco para deslizamentos e escorregamentos. O município do Rio entrou em estágio de atenção às 17h40 devido a registros de chuva acima de 10mm em 15min em pelo menos 2 estações: São Cristóvão (17,2 mm) e Grande Méier (17,0 mm). Foram contabilizados pelo Centro de Operações 38 bolsões d'água nas ruas cariocas. O Rio Trapicheiros que atravessa a Rua Heitor Beltrão transbordou. Esse rio se liga ao Rio Maracanã que desemboca na Praça da Bandeira. Na Rocinha, motos foram levadas pela correnteza. A Praça da Bandeira foi interditada ao trânsito. Em São Cristóvão, postes foram derrubados pela força da água.
Centro do Rio. Foto: Akemi Nitahara/EBC
O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, postou no Twitter solicitando que os cariocas evitem deslocamentos até às 22h de hoje.
Em Del Castilho, parte do telhado do Shopping Nova América desabou, mas ninguém se feriu.
Foto: Rede Social
Baixada Fluminense
Em Duque de Caxias houve chuva de granizo. O município está em estágio de atenção, devido à previsão de chuvas, de moderada a forte, nas próximas horas.
Leste Fluminense
Outras cidades bastante afetadas, estas no Leste Fluninense, foram Niterói e São Gonçalo. Esta última foi um dos municípios mais atingidos. Já a primeira está em estágio de alerta. Rio do Ouro (86,8mm), Maria Paula (84,2 mm), Várzea das Moças (65,2 mm) e Jurujuba (54,2 mm) foram os bairros niteroienses mais atingidos pelas chuvas. As sirenes do Morro do Estado, Jurujuba e Santa Bárbara foram acionadas. O Canal de São Francisco transbordou e na Avenida Silvio Picanço, em Charitas, nenhum veículo está passando nos dois sentidos devido aos alagamentos.
Av. Silvio Picanço, em Charitas, alagou prejudicando o trânsito. Foto: Rede Social
A Defesa Civil de Petrópolis emitiu um aviso meteorológico com alerta para esta terça-feira, previsão de pancadas de chuva moderada a forte nos períodos da tarde e noite. Para amanhã (8), a previsão é de chuva fraca a moderada, com ocasionais pancadas de maior intensidade.
A Defesa Civil alerta que em função da previsão de chuva contínua, são esperados acumulados elevados, principalmente nas partes altas do município.
A Defesa Civil de Búzios, tradicional cidade da Região dos Lagos, informa que, devido às áreas de instabilidade, associadas à alta umidade, poderão ocorrer, a qualquer momento, pancadas de chuva moderada a muito forte, com raios e rajadas de vento em pontos isolados nesta terça e quarta-feira, na região.
A Defesa Civil faz um alerta aos motoristas para que tenham atenção redobrada nas estradas. Também solicita aos banhistas e pescadores que evitem o acesso no mar e orienta os moradores para, em caso de ocorrências como rachaduras, alagamentos, deslizamento ou outras emergências, liguem para 199 ou (22) 2633-0827.
Veja a lista de localidades onde foram acionados alarmes sonoros na cidade do Rio
N Estação
1 Vila Pereira da Silva 1
2 Vila Elza 1
3 Vila Cabuçu 1 / Barro Preto
4 Unidos de Santa Tereza 3
5 Unidos de Santa Tereza 2
6 Unidos de Santa Tereza 1
7 Sumaré 2
8 Sumaré 1
9 Santos Rodrigues 2 / Azevedo Lima 1
10 Santos Rodrigues 1
11 Queto 1
12 Prazeres 1
13 Parque Candelária 2
14 Parque Candelária 1
15 Matriz 1
16 Matinha 1
17 Mangueira 1
18 Liberdade 2
19 Liberdade 1
20 Julio Otoni 1
21 Escondidinho 1
22 Dona Francisca 1
23 Chacrinha 1
24 Barro Vermelho 1
25 Rua Frey Gaspar 1
26 Parque Alvorada 2
27 Parque Alvorada 1
28 Palmeiras 2
29 Palmeiras 1
30 Ocidental Fallet 1
31 Nova Brasilia 1
32 Morro da Fé 2
33 Morro da Fé 1
34 Joaquim de Queiroz 3
35 Joaquim de Queiroz 2
36 Joaquim de Queiroz 1
37 Engenho da Rainha 2
38 Engenho da Rainha 1
39 Catumbi 2
40 Catumbi 1
41 Cariri 1
42 Alemão 2
43 Alemão 1
44 Tuiuti 1 / Telégrafos
45 Tuiuti 2 / Telégrafos
46 Caracol 1
47 Laudelino Freire 1
48 Parque Proletário do Grotão 1
RECOMENDAÇÕES:
A Prefeitura do Rio recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:
- Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Não force a passagem de veículos em áreas alagadas;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
- Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;
- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil municipal. Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo COR.Rio;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Saiba mais sobre os estágios operacionais: http://cor.rio/estagios-operacionais-da-cidade/
Acompanhe notícias em tempo real em www.twitter.com/OperacoesRio ou pelo app COR.Rio (disponível gratuitamente para Android e iOS)
Mais informações no site http://cor.rio/
PLANO VERÃO 2022/2023
O Plano Verão é um conjunto de ações realizadas por mais de 30 órgãos públicos, todos unidos para diminuir os impactos das chuvas. Este ano, foi realizado um investimento recorde de R$ 1,2 bilhão em obras, como contenção de encostas, dragagem de rios e limpeza de ralos.
A Operação Ralo Limpo já limpou cerca de 6 mil ralos em mais de 300 pontos de alagamentos e bolsões de água. Foram retiradas 56 toneladas de lixo.
Coordenado pelo Centro de Operações Rio, o planejamento estratégico é composto por dez frentes de trabalho. Entre elas, estão a realização de simulados de evacuação em áreas de risco, treinamentos de interdição de vias e ações de proteção à população que vive nas áreas mais vulneráveis. São planos para atendimento à saúde, pontos de apoio, comunicação de risco, entre muitas outras ações.
O COR monitora a cidade do Rio 24 horas por dia, sete dias por semana. Trabalhamos com sensores inteligentes que indicam a necessidade do fechamento de ruas devido a alagamentos. Outro importante aliado é o Sistema Alarme Sonoro, operado pela Defesa Civil. Ele é composto por 164 sirenes, instaladas em 103 comunidades.
Fonte: COR