A Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio resgatou, nesta quinta-feira (17), no Maracanã, uma paca vítima de atropelamento na Tijuca. A equipe da Patrulha Ambiental foi informada pela Central 1746 de que o animal havia sido levado por uma mulher que presenciou o acidente para uma clínica veterinária no bairro do Maracanã. Segundo a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente (SECONCERVA), o motorista do carro fugiu sem prestar socorro e a mulher, vendo o sofrimento do animal, levou para sua casa, onde fez o chamado e, posteriormente, para a clínica veterinária.
Uma equipe da Patrulha Ambiental, composta por agentes da SECONSERVA e guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental, foi ao local e verificou que a paca havia recebido atendimento veterinário. O animal foi enviado ao Parque Nacional da Tijuca.
No mesmo dia, a equipe da Patrulha Ambiental já havia realizado o resgate de um pássaro urutau no Grajaú e de um mico na Piedade, Zona Norte do Rio. Os animais foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá,em Vargem Pequena.
A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente (SECONCERVA), em nota, pede que a população acione a Patrulha Ambiental, ao flagrar animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, para um resgate seguro. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.