Em solo chileno para começar a campanha na Copa Sul-Americana de 2023, o Botafogo enfrenta o Magallanes nesta quinta-feira (06). A partida acontece às 21h (horário de Brasília), no Estádio El Teniente. É o início dos seis degraus e a volta do Glorioso a um torneio internacional desde 2017 onde, na ocasião, foi eliminado da Libertadores, nas quartas de final, pelo vencedor daquela edição, o Grêmio. O jogo será transmitido pela Rádio Eu, Rio!, com narração de Carlos Antonio, reportagens de Vinicius Sacramento e comentários de Alexandre Mauro.
Estrear com o pé direito é fundamental para as pretensões do técnico Luís Castro. Mesmo com as vitórias nos últimos confrontos (no caso, do Cariocão), o treinador segue com o trabalho desconfiado pela torcida. Um caminho mais complicado apareceria caso o formato da 'Sula' fosse como a do ano passado, em que apenas o líder do grupo se classificava às oitavas de final. Agora, o segundo colocado faz um Play-off classificatório depois da fase de grupos, o que melhora as condições para o técnico do time da Estrela Solitária.
Botafogo tem desfalque importante por conta de documentação
Reforço recente e já conhecido da torcida, o atacante Júnior Santos não poderá atuar no primeiro jogo da Sul-americana. O atleta não teve a documentação enviada pela CBF à Conmebol e, por isso, só deve estar à disposição na segunda rodada. Em sua defesa, a entidade que cuida do futebol brasileiro argumentou que os documentos do jogador foram enviados no limite do prazo de entrega para participar da Sula, o que fez com que ele não pudesse atuar.
Magallanes com mudanças
Eliminado na última fase da pré-Libertadores, a equipe do Magallanes, do treinador Nicolás Nuñez, deve fazer mais de uma alteração referente ao time que caiu para o Independiente Medellín, da Colômbia. Nos dois confrontos do Campeonato Chileno, antes da partida de hoje, o treinador fez algumas mudanças, além de alternar a formação entre um 4-2-3-1 e um 4-3-3 (mais recente).
FICHA TÉCNICA
Magallanes x Botafogo
Local: Estádio El Teniente (Chile)
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Cristian Ferreyra (Uruguai)
Auxiliares: Carlos Barreiro (Uruguai) e Andres Nievas (Uruguai)
VAR: Andres Cunha (Uruguai)
Magallanes: Rodríguez; Simon Contreras, Christian Vilches, Fernando Piñero e Nicolás Crovetto; Tomás Aránguiz, Iván Vásquez e Carlos Villanueva; Thomas Jones, Yorman Zapata e Felipe Cadenazzi.
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo; Raí, Luís Henrique e Tiquinho Soares.