TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cemitério da Penitência comemora Dia Nacional do Café com "Death Café"

Tema do encontro gratuito, realizado pelo Instituro Rope, será finitude

Por Portal Eu, Rio! em 24/05/2023 às 09:13:13

Foto: Divulgação

Unir pessoas em torno de um papo saudoso em ambiente regado a café e boas recordações. Assim promete ser o primeiro “Death Café” (café da morte, em tradução livre) oferecido em um campo santo carioca. Com o Instituto Rope como anfitrião, o evento vai acontecer hoje, quarta (24), a partir das 11 horas, no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio.

Enquanto desfrutam do cafezinho ao ar livre, em uma área arborizada em frente à capela histórica do Cemitério da Penitência, os participantes terão oportunidade de conversar sobre finitude. “Esses encontros costumam reunir profissionais da saúde, psicólogos, agentes do sistema funerário e pessoas comuns que estão dispostas a comentar sobre o fato mais certo das nossas vidas e lembrar de quem ama com muito carinho”, conta Roberto Palmeira, diretor de sonhos do Instituto e um dos idealizadores do ‘Death Café’ no Rio de Janeiro.

Para receber os convidados, o campo santo vai oferecer um brunch ao ar livre. “A ideia é proporcionar ao nosso convidado um ambiente ainda mais acolhedor em um local inspirador, em contato com a natureza para que todos fiquem à vontade para degustar o nosso café enquanto conversa com outros participantes do evento”, conta a CEO do Cemitério da Penitência, Karla Monielly Belchior.

O ‘Death Café’ foi idealizado pelo sociólogo e antropólogo suíço Bernard Cretazz, em 2004, como forma de identificar o perfil de consumidores do sistema funerário do seu país. No Brasil, o projeto chegou primeiro à São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de desmistificar o tema morte. No Rio, a atuação de um grupo de profissionais da área da saúde foi a porta de entrada dos encontros periódicos, em 2019. Até hoje já foram realizados 50 encontros desses em diversas regiões do estado. “A gente incentiva os participantes a compartilharem as suas emoções, seus casos e histórias, mas alguns vão apenas para ouvir e ser solidários com a dor dos outros. Tudo é válido e bem-vindo. Cada encontro é uma lição de vida”, diz Palmeira.

Serviço

“Death Café” - Dia Nacional do Café

Local: Crematório e Cemitério da Penitência. Rua R. Monsenhor Manuel Gomes, 307, bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Data: 24 de maio de 2023

Horário: 11 horas

Evento gratuito


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.