A edição 2023 do L'Etape Rio by Tour de France de Ciclismo foi realizada neste domingo (25), no Rio de Janeiro, com 1.800 atletas amadores de diversos países.
Os resultados foram definidos no sprint final em todas as categorias da prova de 110 km, considerada a maior da América Latina de ciclismo de estrada.
O percurso, que passou pelos pontos mais conhecidos da Cidade Maravilhosa, como Copacabana, Leblon e a Vista Chinesa, foi um dos mais rápidos da série mundial do L’Étape.
Mais longo que 2022, o percurso do L’Étape Rio by Tour de France ganhou extensões nos trechos do Alto da Boa Vista e da Estrada da Canoa, com 1300 metros de altimetria acumulada, equivalente a um edifício de 70 andares.
Após a subida da Vista Chinesa, que está na parte inicial da prova, o primeiro pelotão se desgarrou. Os ponteiros se revezaram na liderança para abrir do segundo grupo e chegar na reta decisiva para dar o sprint final.
Vencedora da prova feminina dos 110 km, Juliana Cipriano precisou acelerar num sprint final para superar Ligia Rolim e Carolina Weber. O trio fechou o L’Étape Rio na casa de 3h17, com diferenças de centésimos entre elas.
Juliana Cipriano largou no pelotão de elite, mas até a subida estava atrás da líder. Sabendo que estava distante da ponta, a atleta amadora resolveu aumentar o ritmo para decidir a prova nos metros finais.
”Não é a minha característica o sprint, mas hoje me senti bem e o pedal encaixou. Deu tudo certo, já que a minha estratégia era fazer uma prova com o pelotão feminino. Eu jamais daria um ataque e esperei o momento certo para vencer”, disse Juliana Cipriano, que recebeu a camiseta amarela no pódio.
No masculino, a dose se repetiu, porém com mais atletas no pelotão que se desgarrou na metade da prova. Após a saída do Túnel Marcelo Alencar, ponto desafiador para os ciclistas no Rio de Janeiro, os competidores aceleraram na região do Aterro do Flamengo, no circuito final.
Dos cinco que disputaram a vitória do evento, chancelado pelo Tour de France, apenas três ficaram para o sprint final. O paulista Raphael Serpa se deu melhor, fechando a prova em 2h55s26, centésimos de segundo cruzaram Guilherme do Couto, vencedor de Cunha 2023, e Marcelo Valieri.
”Estava bem treinado, me preparei bem pra prova em São Paulo. Ano passado fiquei em terceiro e esse ano vim determinado a ganhar. Agora meu próximo desafio será no L’Étape da França, em julho”, disse o campeão.
O L’Étape Rio também contou com o Sprint Santander, vencido por Carolina Weber e Rafael Lindemberg Thuin. E o tradicional Desafio Rei e Rainha da Montanha Specialized, que premiou o melhor tempo de escalada. Os ganhadores da camisa branca com bolinhas vermelhas foram Ligia Rolim (20min05,630) e Jhon Fredy Quintero (15min01,698).
Prova de 55 km
O percurso curto do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander foi marcado por muita velocidade e técnica. Com menos subidas e sem o looping entre o Aeroporto Santos Dumont e as praias do trecho completo, não havia espaço para erro.
A atleta Wellyda dos Santos não tomou conhecimento das adversárias, com o tempo de 1h43s14. O detalhe é que a paulista de Pereira Barreto simplesmente foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Estrada, disputado no sábado (24), em Cascavel (PR). Foram 115 km na véspera e mais 55 km no Rio de Janeiro (RJ).
”A logística deu certo e consegui esse resultado. Eu vim para acompanhar meus alunos, mas na hora da prova resolvi acelerar. Foi minha primeira vez disputando o L’Étape, uma experiência nova e muito positiva para mim! Um trajeto duro, mas entreguei o meu melhor para obter esse grande resultado”, contou.
O vencedor do percurso curto no masculino foi Thiago Ramos, de Osasco (SP). Mas, ao contrário de Wellyda, o jovem ciclista teve confirmada sua camiseta amarela apenas no sprint, com uma disputa acirrada roda a roda.
”O sprint final foi uma estratégia muito bem pensada, algo que já passei nos treinos. Deixei os meus adversários abrirem para sprintar antes e depois dei meu máximo para garantir a vitória”, afirmou.
A organização confirmou a quarta edição do L’Étape Rio 2024 de 28 a 30 de junho e o percurso será diferente no ano que vem. As pré-inscrições já estão abertas para clientes Santander.
Assista a prova completa
Percurso de 110 km
Percurso de 55 km
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano, a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.