Pensando em aliar a festa de carnaval com a limpeza das ruas, mas sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente, a prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, vai utilizar a água de reuso para a manutenção da higiene na cidade. A medida foi possível graças a uma parceria do Poder Executivo Municipal com a Prolagos, concessionária responsável pelo serviço de saneamento básico no município.
A partir desta quinta-feira (28), 130 banheiros químicos que serão instalados em diversos pontos da orla, sendo que o caminhão pipa que será usado na operação é que vai transportar a água reutilizada. A medida, na opinião do presidente da Comsercaf, Dario Guagliardi, tornará mais eficiente a limpeza das ruas. Ele também falou sobre a economia que tal ação vai gerar no município.
“Utilizar a água de reuso é uma alternativa sustentável e econômica para manter a cidade mais limpa. A ação vai tornar a limpeza das ruas mais eficiente, adicionalmente gerando economia para os cofres públicos e sem qualquer agressão ao meio ambiente. Além disso, a disponibilização deste equipamento com água de reuso também servirá para a irrigação de plantas em praças e logradouros públicos” – informou Guagliardi.
A água de reuso, proveniente das Estações de Tratamento da Prolagos, também será utilizada para irrigar plantas, limpeza de parques e praças públicas. Conforme a legislação ambiental, ela não pode ser destinada para o consumo humano, mas pode ser utilizada na irrigação de jardins, em indústrias, na construção civil e outros fins secundários.
O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, falou que a parceria com a iniciativa privada é "um fator fundamental para o desenvolvimento do município. É o resultado de um trabalho em conjunto em prol do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos cabofrienses”.