TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Com virada e gol sofrido no fim, Vasco vence Avaí e abre vantagem na Copa do Brasil

Em São Januário, Cruz-Maltino dominou a maior parte do jogo, mas sofreu no começo e no fim

Por Patrick Monteiro em 15/03/2019 às 12:03:32

Grupo comemora o terceiro gol, de Thiago Galhardo. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco/ Divulgação

Com homenagens a Eurico Miranda antes do apito inicial, o Vasco recebeu o Avaí, em São Januário, na noite desta quinta-feira (14), no primeiro compromisso após o falecimento do ex-presidente do clube carioca. O duelo válido pela terceira fase da Copa do Brasil teve vitória cruz-maltina por 3 a 2. Pedro Castro abriu o placar, mas Danilo Barcelos, Rossi e Thiago Galhardo garantiram a felicidade da torcida vascaína. Ainda houve tempo para André Moritz descontar. 

Susto e empate

Encontrando dificuldades para construir jogadas no ataque e vendo o adversário também buscando o controle do jogo, o Vasco levou um duro golpe logo aos 10 minutos. Em bola alçada na área, Fernando Miguel não teve sucesso na saída para afastar o perigo. Getúlio cabeceou na trave. No rebote, Pedro Castro empurrou a redonda para o fundo da rede: 1 a 0. 

Pouco depois, João Paulo arrancou em contra-ataque pela direita, deixou os marcadores vendidos no lance e finalizou. Por sorte, para os anfitriões, a bola desviou e passou bem perto da meta, no contrapé de Fernando Miguel, mas acabou indo para fora.

O arqueiro vascaíno teve de trabalhar outras duas vezes para impedir o segundo do oponente. Primeiro, espalmando uma cobrança de falta forte e rasteira realizada por João Paulo. Posteriormente, Daniel Amorim se aproveitou da bobeada de Leandro Castan, invadiu a área e finalizou em cima do goleiro. Entre um susto e outro, o Vasco teve sua oportunidade com Yago Pikachu. Ele recebeu de Thiago Galhardo, na altura da marca do pênalti, e chutou no travessão. 

Em duas finalizações, Lucas Mineiro e Danilo Barcelos iniciaram um pequeno bombardeio preto e branco para cima de Glédson, porém foi o segundo quem conseguiu furar a defesa em nova tentativa. Aos 34, o lateral bateu falta de longa distância. A bola tocou o alvianil Matheus Barbosa e entrou no alvo, deixando tudo igual no placar.

Virada e 'água fria'

Alberto Valentim voltou do intervalo com duas novidades: Bruno César e Rossi entram, respectivamente, nas vagas de Raul e Marrony. As mudanças surtiram efeito. O Vasco se tornou mais agressivo, passou a controlar melhor o jogo e conseguiu a virada aos 11 minutos, justamente com um dos jogadores que saíram do banco. Autor do empate, Danilo Barcelos cruzou para a grande área. Rossi se antecipou e, de cabeça, carimbou o barbante.

A vantagem não foi ampliada logo em seguida por pouco. Aos 17, Glédson teve que defender o desvio de cabeça de Lucas Mineiro, após falta batida por Bruno César.

O terceiro saiu nove minutos mais tarde. Bruno César cobrou escanteio, houve desvio em Thiago Galhardo e a bola tocou na trave, voltando para o mesmo cruz-maltino, que não desperdiçou.

Demonstrando não ter forças para ensaiar uma reação, o Avaí manteve a inofensividade predominante na equipe catarinense em quase todo o segundo tempo. Um contraste com o crescimento vascaíno na partida e com os primeiros 45 minutos, que apresentaram equilíbrio em campo. Mesmo assim, o Leão diminuiu o prejuízo aos 39, quando André Moritz tabelou com João Paulo e superou Fernando Miguel. 

O encontro final entre cariocas e catarinenses está marcado para o dia 10 de abril na Ressacada, em Florianópolis (SC). O Vasco terá a vantagem do empate. Já no próximo domingo (17) ambos retornam ao gramado. O Cruz-Maltino enfrenta a Cabofriense em Cariacica (ES), pela Taça Rio, e o Alvianil recebe o rival Figueirense também em jogo do Estadual.


FICHA TÉCNICA

VASCO 3 X 2 AVAÍ

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: quinta-feira, 14 de março de 2019

Público: 12.923 (pagantes)

Renda: R$ 288.692,00 

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Gols: Pedro Castro (AVA, 10'/1°T), Danilo Barcelos (VAS, 34'/1°T), Rossi (VAS, 11'/2°T), Thiago Galhardo (VAS, 26'/2°T) e André Moritz (39'/2T)

Vasco: Fernando Miguel, Raúl Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Raul (Bruno César), Lucas Mineiro e Thiago Galhardo (Andrey); Yago Pikachu, Maxi López e Marrony (Rossi). Técnico: Alberto Valentim

Avaí: Glédson, Alex Silva, Marquinhos Silva, Betão e Iury (Lourenço); Ricardo (Luan Pereira), Matheus Barbosa (André Moritz) e Pedro Castro; João Paulo, Getúlio e Daniel Amorim. Técnico: Geninho


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.