Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mais sorte do que juízo

Vasco perde para Grêmio e escapa do Z-4 pela derrota do Bahia

Jogo ficou marcado pela despedida de Luís Suarez, autor do gol da vitória, de saída para a MLS


O atacante Suárez deu trabalho à defesa cruzmaltina. Foto: Edu Andrade

O Vasco deixou escapar a chance de se livrar de vez do fantasma do rebaixamento. O Gigante da Colina perdeu de 1 a 0 na Arena do Grêmio, gol de Luizito Suárez. Agora, o Vasco (42 pontos, em 16º lugar) segue dependendo apenas de si para manter-se na Série A, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Bahia (41 pontos, em 17º) na última rodada. Na quarta-feira, o Vasco pega o Bragantino (62 pontos, 6º colocado) e o tricolor da Boa Terra recebe o Galo (vice-líder, com os mesmos 66 pontos do Flamengo).

A derrota do Bahia por 3 a 2 para o América-MG, que jogou de portões fechados, sem público, e com dez jogadores por praticamente todo o segundo tempo, foi decisiva para o alívio do Vasco. Em momento algum do jogo na Arena, em Porto Alegre, o Gigante da Colina foi dominante. O Grêmio, capitaneado por Suárez, teve menos posse de bola (54% a 46%), porém mais finalizações (13 a 8), mais chutes no alvo (5 a 1).

O maior número de passes trocados (419 a 385) e de passes precisos (85% a 80%) para os cariocas se deve, em larga medida, ao fato de que o Grêmio marcou mais forte a partir do meio campo, deixando os três zagueiros cruzmaltinos livres, para tentar o bote mais perto do meio-campo, e explorar a velocidade de Natan Fernandes e Ferreirinha.

O Imortal chegou a abrir o placar ainda no primeiro tempo, em cabeçada fulminante de Rodrigo Eli. O VAR, contudo, ao traçar as linhas, revelou que o zagueiro estava centímetros à frente de Robson Bambu, no momento em que Suárez cobra a falta para a conclusão do colega.

No lucro com o zero a zero da etapa inicial, fruto de uma estratégia defensiva mantida mesmo quando o Bahia ariu o placar no Estádio Independência, o Vasco voltou sem alterações para o segundo tempo. A aposta era nas escapadas de Gabriel Pec, dos dois lados do campo, e nos cruzamentos para o argentino Vegetti, em dia pouco inspirado. Logo no primeiro minuto, em boa jogada de Natan Fernandes, Suárez recebeu sem marcação na meia-lua e bateu de chapa, lado interno do pé direito, no canto de Léo Jardim, que nada pode fazer.

Com o gol, o Vasco teve que partir para cima. Avançou Marlon Gomes. Trocou Pec por Rossi, Colocou Payet, aberto pela esquerda. E coube ao francês, em uma jogada pela esquerda, com direito a pedalada, criar a melhor chance do Gigante da Colina, rolando para Praxedes acertar o canto e Caíque fazer uma grande defesa. Antes em contra ataque puxado por Suárez, Léo Jardim impediu o gol de Ferreirinha, que no rebote, quase sem ângulo, acertou a trave.

Ficha Técnica

Grêmio 1 X 0 Vasco da Gama

Campeonato Brasileiro Série A

37ª Rodada


Data e Hora: 3 de dezembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília)

Estádio: Arena do Grêmio - Porto Alegre RS

Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)

Assistentes: Bruno Boschillia (FIFA-PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)

VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)

Cartões Amarelos: Bruno Alves, Gustavo Martins e Nathan (Grêmio); Marlon Gomes (Vasco)

Gol: Suárez (1º minuto do segundo tempo)

Escalações

Grêmio: Caíque; Fábio (Gustavo Martins), Rodrigo Ely, Bruno Alves, Reinaldo; Villasanti, Pepê (Ronald), Cristaldo (Nathan); Ferreirinha (Cuiabano), Nathan Fernandes e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi


Vasco: Léo Jardim; Puma Rodriguez, Robson Bambu (Praxedes), Maicon, Léo. Lucas Pithon; Zé Gabriel (Jair), Paulinho (Payet). Marlon Gomes (Serginho); Gabriel Pec (Rossi) e Vegetti. Técnico: Ramon Diaz









Vasco Grêmio

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!