“Missão Impossível” contra “À Espera de um Milagre”. Botafogo e Portuguesa medem forças nesta quinta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, pela penúltima rodada da primeira fase da Taça Rio. Ambos precisam vencer o jogo desta noite e o do fim de semana para manter alguma chance de alcançar o objetivo que restou para cada um no Estadual. Além disso, será necessário também “secar” todos os concorrentes.
Com a vitória do Flamengo, na terça (19), o Alvinegro pode no máximo atingir a mesma pontuação do rival (11). Isso se triunfar nos dois compromissos que restam: o atual e o diante do Americano em Bacaxá. Caso conquiste os 100% de aproveitamento neste curto período, o Glorioso vai torcer por uma derrota rubro-negra no clássico contra o Fluminense no domingo (24). Mas há também uma diferença de sete gols de saldo a ser tirada pela equipe de General Severiano.
Entre os dois está a terceira colocada, a Cabofriense, que entra em campo às 19h30 desta quinta, em casa, para enfrentar o Volta Redonda, antes de visitar o Madureira na rodada decisiva. O Tricolor Praiano soma nove pontos, quatro a mais do que o Botafogo, restando seis em disputa para ambos e três para o Flamengo. Portanto, se passar pelo Voltaço, elimina o Glorioso da Taça Rio e do Campeonato Carioca, antes mesmo de a bola rolar no Engenhão. Lembrando que o atual campeão do Rio de Janeiro não tem mais chance de avançar para a fase final via classificação geral (somatório dos pontos obtidos nas etapas de grupos de cada turno). Sendo assim, a única forma de continuar brigando pelo título é indo para a semifinal da Taça Rio e faturando o troféu deste torneio
Quem também venceu no meio da semana foi o Bangu. Em Moça Bonita, o Alvirrubro fez 2 a 0 sobre o Americano e, com 12 pontos, não pode ser alcançado pelos comandados de Zé Ricardo. Dessa forma, a briga do time da estrela solitária é contra Flamengo e Cabofriense por uma vaga, enquanto que os dois adversários diretos ainda lutam também contra os banguenses.
Zé Ricardo deverá colocar no gramado um time com quatro modificações. Servindo à Seleção Paraguaia, Gatito Fernández dá lugar a Diego Cavalieri. Gilson deve assumir a lateral esquerda na vaga do provavelmente poupado Jonathan. Já os xarás Gustavo Bochecha e Gustavo Ferrareis (ou Rodrigo Pimpão) ocupam os setores de Jean e Luiz Fernando, respectivamente.
Na outra ponta da tabela está a Portuguesa, última colocada no geral, com dois pontos, e impossibilitada de se classificar no Grupo B, onde é vice-lanterna. Na tabela que interessa no momento para os desesperados, Americano (5 pontos) e Madureira (6) são os outros que almejam a fuga. Como dois clubes descerão para a Seletiva, a Lusa tem que ultrapassar ambos. A única equipe que ainda não triunfou neste Carioca estará matematicamente “rebaixada”, se perder no Engenhão.
BOTAFOGO X PORTUGUESA
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: quinta-feira, 21 de março de 2019
Horário: 21h30
Transmissão: SporTV e Premiere
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Thiago Varela dos Santos
Prováveis escalações
Botafogo: Diego Cavalieri, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Gilson; Gustavo Bocehcha, Alex Santana e Cícero; Gustavo Ferrareis, Erik e Diego Souza. Técnico: Zé Ricardo
Portuguesa: Ruan, Filippe Formiga, Marcão, Emerson e Diego Maia; Muniz, Diguinho, Romarinho e PK; Douglas Eskilo e Fabinho. Técnico: Aílton Ferraz