Quando pisarem no gramado do Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, distrito de Saquarema, às 16h (de Brasília) deste domingo (24), pela última rodada da Taça Rio, Americano e Botafogo estarão com as atenções divididas entre a necessidade de fazer o próprio dever e a torcida pelo insucesso dos concorrentes. O Glorioso quer o “milagre” da classificação para as semifinais, enquanto que a equipe de Campos dos Goytacazes luta contra a queda para a Seletiva de 2020.
Sem possibilidade de obter a vaga na fase final do Campeonato Carioca pela classificação geral (somatório de todos os pontos das etapas de grupos), o time de General Severiano só estará lá se for campeão do segundo turno. Para isto, é preciso avançar no Grupo C. O Bangu, que venceu o Vasco, de virada, no sábado, em São Januário (2 a 1), já está com a liderança garantida. Flamengo (11 pontos), Cabofriense (10) e Botafogo (8) disputam o lugar ainda sem dono. O problema é que, além de torcer contra os concorrentes, os comandados de Zé Ricardo terão de tirar uma desvantagem de quatro gols no saldo.
“Sabemos que a situação é complicada, mas, enquanto existir esperança, a nossa equipe precisa lutar e fazer a nossa parte. Temos que pensar em obter uma grande vitória contra o Americano e, depois, olharmos os demais resultados”, disse o recém-contratado Diego Souza.
Do outro lado, o também alvinegro, só que do interior, abre a zona de “rebaixamento” para a fase preliminar da próxima edição do Estadual. Com a Portuguesa já sem chances de sair, resta uma indesejável vaga no descenso. O Americano necessita obter o triunfo e ainda esperar por derrota ou empate do Madureira, em Conselheiro Galvão, diante justamente da Cabofriense, que disputa a classificação contra Botafogo (atual detentor do troféu do Carioca) e Flamengo.
“Não podemos ficar levantando ilusões. Será um jogo muito complicado contra o Botafogo. Porém, vamos a campo pensando em ganhar, pois no futebol tudo pode acontecer”, opinou o técnico Josué Teixeira, do clube promovido de volta à elite em 2018.
FICHA TÉCNICA
AMERICANO X BOTAFOGO
Local: Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá (Saquarema/RJ)
Data: domingo, 24 de março de 2019
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Gabriel Conti Viana (RJ) e Ivan Silva Araújo (RJ)
Transmissão: Premiere
AMERICANO: Luis Henrique; Espinho, Admilton e Gabriel; Sanderson, Vandinho, Matheus Gama, Flamel e Rafinha; Daniel Marins e Romário. Técnico: Josué Teixeira
BOTAFOGO: Diego Cavelieri, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Alex Santana, Cícero e Gustavo Ferrareis; Erik, Diego Souza e Rodrigo Pimpão. Técnico: Zé Ricardo