Os moradores das comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, que ficam no Leme, na Zona Sul do Rio, já têm à disposição a Clínica da Família Chapéu Mangueira-Babilônia, inaugurada no dia 26 de junho pelo prefeito Eduardo Paes. A unidade tem capacidade para realizar uma média de 200 atendimentos diários. Pacientes que estavam sendo atendidos no Centro Municipal de Saúde, que funcionava em um espaço cedido pela associação de moradores, já estão sendo transferidos gradativamente para a nova unidade de saúde, que possui dois pavimentos com três consultórios médicos, sala de vacinação, de curativo e para os agentes comunitários de saúde, além de farmácia e área administrativa.
Os atendimentos clínicos que estão sendo oferecidos para a população incluem tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares. É possível também retirar gratuitamente medicamentos previstos no atendimento da Atenção Primária. O prefeito Eduardo Paes considerou o investimento um sonho realizado para a comunidade.
A Secretaria Municipal de Habitação investiu R$ 1,4 milhão na construção da clínica da família, no âmbito do Programa Morar Carioca, que ainda prevê mais R$ 15 milhões em obras na comunidade, entre elas a urbanização da Praça Aguinaldo Bezerra, a construção de quatro blocos de edifícios multifamiliares com 52 unidades habitacionais; reformas de espaços públicos de esportes e o retorno do acesso à comunidade pela Rua Gustavo Sampaio, principal via do bairro.
Assista matéria da Web TV Eu, Rio! sobre a clínica da família: