Aos 75 anos de idade e 54 de carreira, Bete Mendes recebeu o Troféu Jorge Amado esta semana, na abertura oficial do Festival Internacional de Cinema de Paraty, realizada na Casa de Cultura. A homenagem, por sua contribuição à sétima arte destacou a relevância que o evento evidencia à presença feminina no audiovisual brasileiro. Bete, que conviveu com Jorge Amado e Zélia Gattai, destacou sua emoção e gratidão.
“Sempre importante demais reconhecer o valor das pessoas que respiram, produzem e realizam a arte, em qualquer instância. Ser a primeira mulher homenageada neste Festival é um grande presente. Vida longa ao Festival Internacional de Cinema de Paraty!”, disse Bete.
Coube ao crítico Waldemar Dalenogare entregar o troféu à artista, engrandecendo ainda mais o momento. A exibição do curta “Esta Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos, coroou a noite. A magistral atuação de Bete Mendes e Othon Bastos emocionou o público presente e reafirmou o inegável talento da homenageada.
Idealizado, produzido e com curadoria dos irmãos Bruno e Jane Saglia, o Festival Internacional de Cinema de Paraty chega à histórica cidade com o objetivo de contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, intensificar a cultura, promover fóruns, palestras, debates, encontros com profissionais do setor, entre outras muitas ações.
Reunindo expoentes do audiovisual, profissionais de extrema relevância em todo o país e no exterior, o Festival Internacional de Cinema de Paraty destacará uma vasta e ininterrupta programação.