Seis anos e 13 títulos depois, deve ser escrito na tarde deste domingo (8) o último capítulo do conto de fadas entre Flamengo e o “Príncipe” Gabriel Barbosa Almeida. Cria das categorias de base do Santos, o medalhista de ouro nos Jogos Rio 2016 se aventurou na Europa e chegou ao Rubro-Negro em 2019, como principal esperança do elenco que viria a se tornar campeão da Libertadores — exatos 38 anos depois da até então única taça — e do Campeonato Brasileiro e vice-campeão mundial.
Até hoje, Gabigol e Zico são os únicos jogadores a marcar gols pelo Mais Querido do Brasil em finais de CONMEBOL Libertadores (quatro cada um).
Protagonista. Decisivo. Fatal. Polêmico. Amado. Odiado. Debochado. Artilheiro. Trapper. Torcedor. Camisa 10 e faixa. Sobram adjetivos para definir o atual camisa 99 da Gávea. Com a renovação apalavrada e que teria sido travada pela diretoria que está encerrando seu ciclo no Flamengo, Gabi anunciou sua saída quatro domingos atrás, logo após o pentacampeonato da Copa do Brasil, enquanto o torcedor gritava “Fica, Gabigol” no setor visitante da Arena MRV.
Ainda sem futuro anunciado de forma oficial, Gabriel deve reforçar o Cruzeiro a partir de 2025. A despedida no Maracanã terá ingresso e copo especial, mosaico e mais de 60 mil vozes aos prantos para reverenciar o maior ídolo rubro-negro neste milênio.
Para o duelo desta tarde, Filipe Luís defende a invencibilidade de 10 jogos contra um também descompromissado Vitória: o rubro-negro carioca confirmou a terceira colocação na última rodada, bem como os baianos se garantiram na próxima CONMEBOL Sudamericana.
De La Cruz e Gerson voltam de suspensão, assim como os poupados Alex Sandro, Léo Pereira e Rossi. Liberado pelo STJD, Bruno Henrique tem chances de ser titular.
Na equipe visitante, Thiago Carpini não terá Neris (suspenso) e Matheusinho. A tendência é que Bruno Uvini e Gustavo Mosquito atuem nessas posições. Alerrandro tenta confirmar a artilharia e o Troféu Roberto Dinamite, com os mesmos 14 gols de Yuri Alberto (Corinthians). Estêvão (Palmeiras) corre por fora, com 13 tentos. Todos os jogos desta última rodada estão marcados para 16h de Brasília. Também na zona norte da cidade, o Botafogo só precisa de um empate contra o São Paulo para garantir o título que não vem desde 1995.
PELO MUNDO DE NOVO
A FIFA sorteou os grupos da Copa do Mundo de Clubes, que será realizada nos Estados Unidos entre junho e julho da próxima temporada. A estreia no grupo D será no Lincoln Financial Field, em 16 de junho, contra o Espérance Tunis (Tunísia). No mesmo estádio, o poderoso Chelsea (Inglaterra) será o adversário às 15h de 20 de junho. Quatro dias depois, o Flamengo visita o León no Camping World Stadium, com bola rolando às 22h de Brasília.
ELEIÇÕES
Nesta segunda-feira (9), o Flamengo escolhe seu presidente para o próximo triênio. Três chapas concorrem no pleito: os oposicionistas Luiz Eduardo Baptista e Maurício Gomes de Mattos disputam a preferência com Rodrigo Dunshee de Abranches, atual vice-presidente Jurídico do clube. Apesar de sócios que moram fora do Rio de Janeiro terem direito a voto caso estejam em dia com suas obrigações, a votação é exclusivamente presencial, na sede da Gávea. O TRE-RJ cedeu urnas eletrônicas e o resultado deve ser conhecido poucos momentos após o fechamento das urnas.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x INTERNACIONAL
Local: Maracanã
Horário: 16h
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Neuza Inês Back (FIFA-SP) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rafael Traci (SC)
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De La Cruz e Gerson; Michael, Plata (Bruno Henrique) e Gabigol. Técnico: Filipe Luís.
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Edu, Bruno Uvini e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres, Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Lucas Esteves; Gustavo Mosquito, Janderson e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.