Criticado no Flamengo, Jonas acabou deixando o Rio de Janeiro para acertar com o Al-Ittihad, dos Emirados Árabes. O volante já realizou exames médicos e foi apresentado nesta segunda-feira pela equipe do Oriente Médio. A venda do volante gerou bom dinheiro ao Flamengo. O jogador, que foi contratado ao Sampaio Correa por R$ 2,5 milhões, rendeu aos cofres R$ 9 milhões. O clube era detentor de 70% dos direitos econômicos do atleta. Através do Instagram, Jonas publicou uma mensagem de agradecimento do Flamengo.
"A vida é feita de desafios. Encerro hoje meu ciclo com o Flamengo, para seguir em busca de um novo desafio. Quero através deste deixar registrado meu agradecimento a essa Nação, que sempre levarei comigo, assim como a todos os meus companheiros e funcionários do clube, aos treinadores de maneira especial, aos Professores Luxemburgo, Carpegiani e Barbieri, que sempre apostaram em meu trabalho não deixando também de citar a confiança do Presidente Bandeira de Mello, do CEO Bruno Spindel e Rodrigo Caetano, que hoje não exerce a função no clube, mas sempre foi muito importante nessa minha trajetória. Agradeço a Deus, a minha família, ao meu empresário Eduardo Maluf e a todo staff de trabalho, por sempre estarem ao meu lado, independente do momento ou condição ou clube. Ao meu Estado do Piauí, a minha cidade Teresina e os Clubes por onde eu passei minha eterna gratidão. Que Deus abençoe a todos!!!"
Pelo Flamengo, Jonas disputou 61 jogos e fez um gol. Com a saída do volante, o técnico Maurício Barbieri conta com Cuéllar, Willian Arão, Rômulo e Jean Lucas para a posição.
Venda de Jonas impede as saída de Rômulo e Willian Arão
Jonas é a quarta baixa do Flamengo nesta janela de transferências. Antes, o clube negociou Everton, Felipe Vizeu e Vinícius Júnior. A diretoria rubro-negra foi procurada por clubes do exterior dispostos a contratar os volantes Rômulo e Willian Arão, mas as negociações foram paradas após a saída de Jonas.
Recentemente, o clube buscou a contratação do volante Walace, ex-Grêmio, mas o Hamburgo o negociou com o Hannover 96, da Alemanha. Nesta janela de transferência, a única contratação feita pelo Flamengo foi o atacante Fernando Uribe, de 30 anos, que estava no Toluca, do México.