Bruno Henrique marcou de pênalti. Foto: Marcelo Cortes
Deu Flamengo no Clássico dos Milhões. Com gol de pênalti marcado por Bruno Henrique no primeiro tempo e golaço de Everton Cebolinha na etapa complementar, o Rubro-Negro venceu o Vasco por 2 a 0, neste sábado (15), no Maracanã.
Neste confronto válido pela 10ª rodada da Taça Guanabara, a vitória garantiu ao Flamengo a classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Carioca e manteve o time rubro-negro na liderança da competição com 20 pontos.
Mesmo perdendo, a equipe cruzmaltina dorme no G4, em quarto lugar, com 14 pontos. Mas pode ser ultrapassada na rodada que ainda tem três jogos no domingo.
O Flamengo volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Maricá na última rodada do primeiro turno estadual. A partida será também no Maracanã, às 16h30. Já o Vasco terá outro clássico para tentar a classificação, diante do Botafogo, no outro domingo (23), às 16h, em São Januário.
Domínio rubro-negro e gol de pênalti
O Flamengo dominou o primeiro tempo de jogo. Michael, na rede pelo lado de fora, e Pulgar arriscando de longe, tiveram as primeiras oportunidades perdidas. Mas quem abriu o placar foi o atacante Bruno Henrique, aos 30 minutos, em cobrança de pênalti.
Plata foi derrubado na área por Zuccarello e o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães marcou a inflação. O jogador vascaíno nem reclamou da marcação. Apesar do goleiro Léo Jardim acertar o canto e quase tocar a bola, Bruno Henrique bateu forte e balançou as redes no Maracanã.
Aos 38, Plata também marcou, de cabeça, numa falha do goleiro vascaíno, que espalmou na direção do rubro-negro. Mas na checagem do VAR, a arbitragem anulou o lance, marcando impedimento.
Golaço no ângulo amplia o placar
As equipes não mexeram no intervalo. Mas o Vasco voltou diferente no segundo tempo, melhor e mais ofensivo. Vegetti chegou a carimbar a trave nos primeiros minutos.
Aos 19 minutos, começaram as substituições. Filippe Luís tirou Varela, Evertton Araújo e Arrascaeta de uma só vez e entrou com Léo Ortiz, Allan e Luiz Araújo. Michael saiu porque sentiu a coxa esquerda.
Fábio Carille promoveu a estreia do uruguaio Maurício Lemos no lugar do Lucas Freitas, que deixou o campo por problemas médicos. As trocas deixaram o confronto equilibrado na reta final.
Payet entrou, mas Coutinho permaneceu. Parecia que o Vasco chegaria ao empate. Mas aos 43 minutos, Cebolinha fez um golaço e ampliou a vantagem rubro-negra. Numa arrancada do Wesley na intermediária para o Plata, a defesa vascaína deu rebote e a bola acabou nos pés do Everton, que chutou no canto direito sem chances para o goleiro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 VASCO
Gol: Bruno Henrique (30/1T), Cebolinha (43/2T)
Cartão Amarelo: Varela, Cebolinha (FLA); Maurício Lemos, Mateus Carvalho (VAS)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ);
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa e Thiago Filemon Pinto
VAR: Philip George Bennett
FLAMENGO: Rossi, Wesley, Danilo, Léo Pereira e Varela (Léo Ortiz), Pulgar, Evertton Araújo (Allan) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Michael (Everton), Plata e Bruno Henrique (Matheus Gonçalves). Técnico: Filipe Luís
VASCO: Léo Jardim, Puma, João Victor, Lucas Freitas (Maurício Lemos) e Lucas Piton (Victor Luís), Mateus Carvalho, Hugo Moura (Payet), Tchê Tchê (Paulinho), Zuccarello (Jean David), Coutinho e Vegetti. Técnico: Fábio Carille