No primeiro grande jogo da Copa América, a Colômbia venceu a Argentina pelo placar de 2 a 0. Martínez abriu o placar aos 26 minutos do segundo tempo e Zapata ampliou aos 34. Enquanto Messi passou em branco no confronto deste sábado (15), na Arena Fonte Nova, os autores dos gols colombianos saíram do banco para conquistar os três pontos no grupo B da competição. As seleções voltam a campo na próxima quarta-feira (19), sendo a Colômbia enfrenta o Catar, 18h30, no Morumbi e a Argentina pega o Paraguai, 21h30, no Mineirão.
Jogadores que marcaram saíram do banco colombiano
A Colômbia teve um melhor primeiro tempo que a Argentina, com mais posse de bola e mais acertos. Durante a etapa inicial, muitas vezes as jogadas de uma seleção começava na perda de bola da outra. O confronto foi até bem disputado, mas as equipes não conseguiram chegar aquele que é objetivo principal do jogo: bola na rede. Um saldo de três chutes para Los Hermanos e cinco para Los Cafeteros, mas nenhum chute a gol.
Logo aos 14 minutos, Muriel sentiu o joelho após disputa de bola e saiu para entrada de Martínez, atacante que abriu o placar na etapa complementar. Um golaço, com bomba do atacante de fora da área sem chances para o goleiro Armani. E a jogada começou com um belo passe do James Rodriguez. 1 a 0 para Colômbia, aos 26 minutos do segundo tempo. Justamente quando os argentinos estavam melhores na partida.
A verdade é que Messi só se sobressaiu na volta do intervalo, quando o técnico Lionel Scaloni tinha sacado do trio de ataque argentino, Di Maria, que não foi bem neste início de Copa América. O craque do Barcelona, tantas vezes melhor do mundo, foi protagonista e sufocou o adversário até o momento do gol. Ensaiou mostrar sua genialidade, só sendo parado com falta. Mas não suportou o revés e baixou a cabeça nos minutos finais.
Duván Zapata, que entrou aos 34 da etapa complementar, no lugar do capitão Falcao, ampliou para a Colômbia, cinco minutos depois. Gol que surgiu de mais uma boa jogada coletiva da equipe colombiana. A seleção tricolor mereceu a vitória por 2 a 0 sobre os argentinos, porque foi cirúrgica na marcação dos gols e feliz nas substituições. A maior parte da torcida brasileira presente no estádio, apoiou os vencedores. Na comemoração, Zapata tirou a camisa e levou cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA
Argentina 0 x 2 Colômbia
Gol: Martínez (26/2T) e Zapata (34/2T)
Argentina: Armani, Saravia, Otamendi, Pezzella, Tagliafico, Guido Rodríguez (Pizarro), Paredes, Lo Celso e Di María (De Paul); Messi e Agüero (Matias Suárez).
Colômbia: Ospina; Medina, Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios, Uribe, Cuadrado (Lerma) e James Rodríguez; Muriel (Martinez) e Falcao Garcia (Zapata).
Arbitragem: Árbitro Roberto Tobar (Chi); Auxiliares Christian Schiemann e Claudio Rios (Chi); VAR Julio Bascuñan (Chi).
Cartão Amarelo: Saravia, Guido Rodriguez e Paredes (Argentina); Falcao, Cuadrado, Lerma e Zapata (Colômbia)