A Guarda Municipal do Rio (GM-RIO) está atuando na escolta das seleções e nas operações especiais no Maracanã durante a Copa América no Rio de Janeiro. Segundo a Guarda Municipal, 15 homens do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) estão cuidando da escolta das seleções e outros 4.275 agentes no patrulhamento, ordenamento urbano e controle do trânsito.
A operação especial para os jogos está sendo realizada também no Fan Fest, na Praça Mauá e nos Centros de Treinamento da Conmebol, que são a Esefex, o CT Fluminense na Barra, o Estádio de São Januário e o Engenhão. Além dos locais de treinamento, os hotéis, onde os atletas, árbitros e comitivas estão hospedados, também fazem parte do trabalho realizado pelos agentes.
"A participação da Guarda Municipal neste trabalho reflete a importância da instituição nos grandes eventos que são realizados na cidade. Temos orgulho em desempenhar com qualidade mais esta missão, que fazemos com técnica e muito treinamento.", disse o coordenador de operações especiais da GM-Rio, inspetor Luciano dos Santos.
Os agentes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) que participam da escolta das delegações possuem curso de Batedor, realizado nas Forças Armadas (Exército e Marinha), com técnica em escolta, pilotagem, frenagem, mecânica de motocicletas e direção defensiva que habilitam os profissionais para o trabalho.
Na última sexta-feira (14), o grupo iniciou o trabalho de escolta com a seleção paraguaia que fez o trajeto entre o hotel, em Copacabana, e o centro de treinamento do Exército, na Urca.
Já neste domingo (16), no jogo entre o Paraguai e Catar, 294 guardas municipais atuaram no estádio do Maracanã e 189 agentes, no evento Fan Fest, na Praça Mauá.
Os agentes da Guarda Municipal do Rio (GM-RIO) atuarão na Copa América até o dia 7 de julho, data do encerramento do evento esportivo.