Segundo estudos realizados pela Receita Federal, pouco mais de 18,5 mil brasileiros deixaram o Brasil no último ano, mais do que o dobro dos que foram viver no exterior em 2011. Médicos e dentistas, por exemplo, que procuraram trabalhar em outros países e querem fugir da crise econômica, além da insegurança vivida no país.
Desde jovens recém-formados até especialistas que tem anos de experiência e estão no topo da carreira, cresce o número de pessoas que procuram se estabilizar em Portugal, por exemplo. No ano de 2017, 57 inscrições de brasileiros na Ordem dos Médicos de Portugal foram registrados, praticamente a mesma busca por registros verificada no ano anterior.
Suporte profissional
Existem até empresas de marketing com modelos de trabalho voltados justamente para estes profissionais, como é o caso da Agência 11R, que criou um projeto que assegura a ida e a estabilidade do médico, especializado em qualquer área, para fora do país.
"Pensando nessa estratégia, o profissional que deseja desenvolver seu mercado em outro país pode contar com nosso total apoio. Seja ele médico com anos de profissão ou mesmo o recém-formado, que já sonha desde o início da graduação vivenciar uma experiência internacional. Nossa equipe desenvolve projetos para várias áreas de formação. Incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, advogados, engenheiros, contadores, e várias outras profissões com grande demanda de empregos ao redor do mundo", explica a advogada Priscila Nazareth Correa, que mora em Portugal há anos e trabalha justamente nessa recolocação profissional de diplomados brasileiros