A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) promoveu uma palestra, na manhã da última quarta-feira (21/08), com o tema “Conveniência e Violência nas Escolas”. O evento foi realizado no Teatro Carequinha, no Colégio Municipal Ernani Faria, e contou com a participação especial da doutora Miriam Abramovay - autora e co-autora de vários livros e artigos nas áreas de educação, ciências sociais, gênero, violências nas escolas e juventudes - e sua equipe formada pelas professoras Eleonora Figueiredo e Ana Paula da Silva, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO).
Na abertura do encontro, o subsecretário de Planejamento Educacional, Fernando Peres, agradeceu a presença da equipe da FLACSO e ressaltou que esse era o início de uma grande parceria da Educação de São Gonçalo com a instituição.
O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, também agradeceu a presença de todos e destacou a participação de estudantes e professores de Pedagogia do Instituto Clélia Nanci no encontro. “Penso que a Educação não se faz de forma isolada, não pode ficar restrita. Ela tem que se estender às escolas estaduais e às particulares porque afinal de contas estamos dentro de um sistema de ensino”, afirmou o secretário.
A doutora Miriam iniciou sua fala explicando como é prazeroso participar desse tipo de evento. “Isso nos dá a possibilidade de ampliar o trabalho no município. Em geral, nós trabalhamos nas capitais. Nossos principais trabalhos de pesquisa se dão nas capitais. Isso é uma nova via, que nos tem deixado muito felizes com a possibilidade de adentrar um pouco o Brasil, que muitas vezes é muito desigual e como pesquisadoras nós temos que conhecer. Queria fazer um agradecimento à Secretaria de Educação por nos ter recebido e iniciado esse diálogo conosco, está sendo realmente muito importante para nós”, afirmou a palestrante.
Durante sua palestra, a doutora Miriam falou sobre suas pesquisas e explicou os vários tipos de violência que ocorrem no ambiente escolar, desde pequenos atos como um rabisco na parede até os mais graves previstos no Código Penal. Falou também sobre preconceito, discriminação e sobre a questão do gênero, que atualmente está em ampla discussão. O bullying também mereceu atenção especial na palestra da doutora Miriam. No final do encontro, professores e alunos puderam fazer perguntas à palestrante que respondeu prontamente a todos os questionamentos.
A professora Andréia Godói, do Instituto Clélia Nanci, fez questão de anotar alguns pontos da palestra e falou sobre a importância do trabalho. “Vieram 30 estudantes do 2º ano de Práticas de Ensino e Planejamento Escolar, ano em que o aluno do curso normal começa a realizar os estágios nas escolas. É o primeiro contato de fato com o campo de trabalho deles e aí aparecem todas essas questões relacionadas à violência, aos conflitos, à dificuldade de convivência no espaço escolar, que eles vivem tanto como alunos e também como futuros professores. Eles já começam a ter essa experiência. Quando eu olhei o tema eu achei de extrema relevância para que eles possam ter já esse contato de como lidar com essa situação, quais são as possibilidades e a palestra trouxe essa pontuação. O programa que elas propõem é muito legal porque traz essa perspectiva de intervenção, detectar o problema com base na própria vivência que o aluno traz através da pesquisa e seu diagnóstico e depois propor a intervenção através de ações concretas. Então, foi muito bom poder ouvir isso e ter essa luz no fim do túnel”, ressaltou Andréia.
O subsecretário Fernando Peres encerrou o evento agradecendo à equipe da doutora Miriam e afirmando que esse tema, para a gestão atual da Educação de São Gonçalo, é importante. “Nós vamos investir nesse tema porque nós temos consciência do quanto a nossa cidade sofre com a questão da violência. A escola tem que ser um centro gerador de paz, tem que participar da reconstrução da nossa sociedade”, concluiu Fernando.
Diretores, professores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação estiveram presentes para prestigiar o evento, que também contou com a presença da Subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra.