O Instituto Datafolha divulgou nesta terça-feira (17/09) a sua mais recente pesquisa que confirmou que o Flamengo segue o clube mais popular do país. O rubro-negro é dono de 20% da preferência nacional, crescendo dois por cento comparado a última pesquisa, realizada em janeiro do ano passado. Já o Corinthians segue na segunda colocação, mas mantendo os 14%.
Eles são superados apenas pelo número de pessoas que não torcem por nenhum clube, que representa 22% dos 2.878 entrevistados em 175 municípios de todo o país, maiores de 16 anos. A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de agosto e segundo o Datafolha a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Dados destrinchados
Além dos números gerais, a pesquisa também detalhou os números por aspectos como cor, renda familiar e região do país. Neles o Flamengo leva a melhor entre a população negra com 24% contra 11%, mas perde entre os declarados brancos, onde os corintianos tem 16% contra 13% dos rubro-negros.
No que diz respeito a renda familiar, é uma verdadeira goleada do clube carioca, que supera os paulistas e quase todas as divisões de classe, perdendo somente para as que ganham entre 5 até 10 salários mínimos para os paulistas, que na divisão por regiões do país também são maioria no Sudeste com 18% contra 17% que na margem de erro pode gerar até um empate. Já nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, o Flamengo segue liderando. Já no Sul a dupla não se cria, já que a maioria é de torcedores do Grêmio com 23%.
Demais clubes
A dupla segue bem distante das demais torcidas, uma vez que a do São Paulo tem 8% e a do Palmeiras soma 6%, respectivamente ocupando a terceira e a quarta colocação. Em quinto aparece o segundo carioca melhor colocado que é o Vasco com 4%. Botafogo e Fluminense sequer entram no top 10, ocupando a décima segunda e a décima quarta colocação, com o Bahia entre eles, todos na casa dos 1%. Confira abaixo o ranking com as torcidas divulgadas
- Flamengo (20%)
- Corinthians (14%)
- São Paulo (8%)
- Palmeiras (6%)
- Vasco (4%)
- Cruzeiro (4%)
- Grêmio (4%)
- Internacional (3%)
- Santos (3%)
- Atlético-MG (2%)
- Seleção brasileira (2%)
- Botafogo (1%)
- Bahia (1%)
- Fluminense (1%)
- Sport (1%)
- Santa Cruz (1%)
- Fortaleza (1%)
- Vitória (1%)
- Ceará (1%)