Na tarde desta segunda-feira (30), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma carta ao povo brasileiro sobre a possibilidade de cumprir a sua prisão em regime semiaberto. De acordo com Lula, a única decisão que os procuradores da Lava-Jato devem tomar é a de falar a verdade e pedirem desculpas ao povo brasileiro pelo mal que foi feito à democracia e justiça do Brasil.
A seguir, confira na íntegra, o conteúdo da carta:
"Para o povo do Brasil,
Não mudarei minha dignidade por minha liberdade. Tudo o que os promotores de Lava-Jato realmente devem fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família pelo mal que fizeram à democracia, à justiça e ao país. Quero que saiba que não aceito pechinchas pelos meus direitos e pela minha liberdade.
Eu já mostrei que as acusações feitas a mim são falsas. São eles, e não eu, quem são presos pelas mentiras que disseram ao Brasil e ao mundo. Em vista da arbitrariedade cometida pelos promotores e Sergio Moro, agora é o Supremo Tribunal que deve corrigir os erros para que haja justiça independente e imparcial.
Como é o direito de qualquer cidadão. Estou plenamente ciente da decisão que tomei neste processo e não descansarei até que a verdade e a justiça prevaleçam novamente.
Luiz Inácio Lula da Silva"