Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Calendário cultural

Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens traz 'torre de babel' ao Rio

Francês David Bartex apresenta performance de artes visuais 'Feixta das Tribos'


Fotos: Divulgação

Calendário cultural do Rio de Janeiro, o FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens chega a sua 17ª edição, de hoje (9) a 13 de outubro de 2019, com atrações nacionais, internacionais, uma programação repleta de atividades formativas, participativas e interativas - e ainda terá sessões especiais para escolas e universidades, além de master class para o público. A grande novidade deste ano é a realização de atividades de excelência para os bebês. Será lançada ainda a primeira exposição on-line do FIL, a FaceGenerationS, e - direto da França - o multiartista David Bartex apresenta a performance de artes visuais “Feixta das Tribos”.


David Bartex

Este ano, o evento assume seu apelido: FIL Maravilhas e, como um adolescente inquieto, em intensa transformação, revela a pulsante, peculiar e irreverente veia do festival. Intercâmbios, trocas, conversas, convergências, parcerias, colaborações daqui e de fora do país, misturas alquímicas, cruzamentos de mundos, o FIL é o lugar das “coisas que ainda não têm nome”. A proposta é unir cada vez mais gente e pares – de todas as idades – para a arte, para conhecer, assistir a atrações raras, participar e criar novidades.

O Festival, referência no país, é um espaço aberto para a família e vai oferecer um cardápio variado de curiosidades em espaços nobres da cidade. São aproximadamente 30 atrações nacionais e internacionais, entre espetáculos de dança, teatro, performances de artes visuais, música, encontros, espaços criativos, oficinas e diferentes formatos de experiências artísticas. Debates importantes para a formação do público leitor serão realizados durante o FIL, como Mulheres na Formação do Público Leitor e Encontro Cultura Literária: a rede produtiva do livro e Leitura e Releitura dos Clássicos.


Diversão para a família

“Livre, laico, diverso e nutrido de esperança, o FIL volta sua programação de 2019 para a múltipla identidade nacional. Sendo todo o FIL uma obra que envolve outras obras de arte, o festival banha de luz e maravilhas o coração e os olhos do espectador. De todas as idades”, diz Karen Acioly, inventora e diretora geral do FIL. A grande novidade deste ano é uma inédita programação de espetáculos de excelência para bebês com espetáculos interativos como “Sarau brasileirinho”, para engatinhantes e andantes; espetáculo de experiências sensoriais, como “O Barquinho Amarelo”, vindo de Santa Catarina; e “A Rainha e as abelhas”, espetáculo de dança interativo para bebês. Acompanhando tudo isso, a exposição sensorial de luz e a residência artística “Sonhos de papel”, com artistas brasileiros e belgas.

Para crianças com mais de cinco anos, o espetáculo de abertura do FIL “Onde eu guardo um sonho”, de circo contemporâneo (BR/RJ); e o “�" na boca”, que mistura as linguagens das artes visuais e da dança (FR/BR) prometem emocionar, sem utilizar palavras. O FIL de histórias, para a garotada com mais de seis anos, será uma tarde inteira de imersão em contos africanos, lendas indígenas e clássicos do folclore, com autores brasileiros. E conta com a curadoria de quatro importantes nomes de contadores de histórias do Brasil: José Mauro Brant, Daniele Ramalho, Rogério Barbosa e Augusto Pessoa, além da presença de Bia Bedran em uma rodada de narrativas cantadas. Já para quem completou oito anos, o destaque é o espetáculo “Ogroleto” (CE/BR), da premiadíssima autora Suzanne Lebeau, que trata do tema delicado dos medos e dos desejos de uma criança que desconhece sua própria natureza.

Sobre a FaceGenerationS no FIL

Nesta edição de 2019, adolescentes e jovens que cresceram junto com o festival também são reverenciados pelo talento. Será lançada a primeira exposição on-line do FIL, a FaceGenerationS. “A intenção é revelar, dar voz e vez a 26 novos artistas, de todo o Brasil. Afinal quem são eles? O que pensam? O que sentem? O que querem? Como pensam o mundo? Quais são as faces da nova geração de artistas contemporâneos?”, completa Karen, curadora do FIL, que partir da ideia de autorretratos, convidou os jovens artistas a descobrirem de que maneira poderiam transformar em arte seus pensamentos, ideias e sentimentos. O projeto envolveu uma pesquisa em três etapas: entrevista inicial, sensibilização e produção audiovisual, revelando um painel surpreendente de uma nova face de talentos entre 14 e 19 anos. Esta ideia começou em 2018, no site do Riofestival, e agora ganha novos voos. A exposição on-line passa a integrar, a partir de setembro de 2019, o site do FIL. As inscrições para a FaceGenerationS 2020 já estão abertas. Envie para o email participeFIL@gmail.com com vídeos curtos de até 2 minutos, feitos através do celular para participar da seleção.

Em exposição virtual participativa, o FaceGenerationS, cria o 'Feixta de todas as tribos', dia performático, pela primeira vez no Laguinho e na Sala Vianinha da ECO-UFRJ. O “Feixta de todas as tribos” contará com a participação do artista francês David Bartex, que vai dar um novo significado ao Laguinho da Eco com a pintura de um painel em formato de cubo e temas da identidade brasileira– além do coral da Urca, cosplayers e bailarinos através de intervenções inusitadas. Assim, os ímpares poderão encontrar seus pares. Artistas convidados para a Feixta de todas as tribos: David Bartex (Instalação cenográfica ao ar livre / França), Coral da Urca (Musica Cênica), Patrícia Sauer (Dança contemporânea), Flavia Venturini (Dança contemporânea) e Sophia Sauer (Dança contemporânea).

O FIL segue recheado de novas atrações. Para profissionais, o destaque é o projeto “Ping-Pong Escócia-Brasil”, primeira ação internacional do FIBRA – Rede de Festivais Internacionais para Crianças e Jovens do Brasil. A imersão curatorial contará com a presença do diretor do Festival Internacional de Edimburgo para crianças, Noel Jordan; além de curadores brasileiros das cinco regiões do Brasil. O Ping-Pong foi selecionado pelo Programa Pontes e tem patrocínio da Oi e do British Council.

Nesse ano, a programação estará concentrada no Teatro Prudential, Teatro Ipanema, ECO-Escola de Comunicação da UFRJ/Urca, Espaço Cultural Sergio Porto e Casa 38. Os ingressos do FIL têm preços populares e já estão à venda (R$50 inteira e R$25 a meia), sendo que muitas das atividades são gratuitas. Confira a programação completa no site www.fil.art.br e garanta já a sua entrada pelo site https://www.sympla.com.br/, pois a capacidade dos teatros e espaços culturais é limitada.

Em tempo: estudantes de artes estão inseridos em um trabalho voluntário, o que dá a eles a oportunidade de se juntar a profissionais de várias temáticas artísticas, ajudando na formação de uma nova geração de profissionais ligados à arte.

O FIL convida o público a se divertir, experimentar, e desafia você a refletir sobre o lugar que deseja ocupar no mundo. “O Festival poderá acontecer a seus pés, em todos os sentidos, e também ao pé dos seus ouvidos”, complementa a diretora.

Serviço:

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

De 09 a 13 de outubro de 2019

Rio de Janeiro – Brasil

Locais dos espetáculos:

* ECO/UFRJ

Av Pasteur, 250, fundos

- Laguinho

- Sala Vianninha

- Auditório da Eco

*Casa 38

Rua Miguel Pereira, 39 – Humaitá

*Espaço Cultural Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163 – Humaitá

* Lab Oi / Oi Futuro

Rua Dois de Dezembro, 107 - 2º andar - Flamengo

*Teatro Ipanema

Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema

* Teatro Prudential

Rua do Russel, 804 – Glória


Contato FIL: participefil@gmail.com e (21) 987790248

A programação completa e mais informações em https://www.fil.art.br



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!