Considerada como um dos maiores espetáculos populares do mundo, as Escolas de samba, um marco do Carnaval Brasileiro, com foco central de atuação na folia Carioca e Paulistana, podem ser percebidas e sentidas como um ser vivo, capaz de expressar e sinalizar através de seus enredos e temas, o nível de satisfação e de anseios das comunidades e da sociedade em geral, bem como servir com um grande facilitador para promover informação e reflexão sobre as questões sociais, as dores humanas, os eventos do dia a dia, histórias de um povo, a busca da qualidade de vida e do caminho para o encontro do prazer de viver.
Para funcionar bem e alcançar uma excelente performance, as escolas contam com fatores e habilidades valiosas, que surgem naturalmente na atuação de seus componentes e na construção e apresentação de temas que garantem a qualidade do espetáculo.
Essa magia de excelência de atuação, que ocorre nas escolas de samba, já foi tema de estudo por diversos pesquisadores, inclusive na Universidade de Harvard, e é um dos principais foco de atenção e estudo dentro das organizações, bem como uma busca constante para tornar real a sua prática e incorporação por parte de seus funcionários, o que traria de forma efetiva o alcance de resultados extraordinários de produtividade e de um ambiente fértil para o surgimento de talentos.
A utilização plena das habilidades e estratégias, importantes para o sucesso de qualquer organização, podem ser facilmente percebidas, nas agremiações das Escolas de Samba e em suas apresentações. Mas, de que fatores estamos falando?
1. Clareza de objetivos - a definição clara dos objetivos da Escola, são percebidas por seus integrantes e promovem naturalmente, o alinhamento de suas expectativas pessoais com os objetivos da Escola.
2. Sentimento de pertencimento- A Escola de samba precisa de uma atuação forte de cada elemento que dela faz parte, reconhece esta necessidade e a expressa de forma clara em seus encontros e ensaios, bem como demonstra através do discurso e prática, o que fortalece essa importância e o sentimento de pertencer de cada participante.
3. Comprometimento- cada participante, sabe da importância de estar comprometido com os ensaios e percebe claramente, que, se não estiver engajado e compromissado com sua atuação, poderá ser prejudicado na aprendizagem, no resultado pessoal e de grupo e com isso afetar o resultado geral da escola.
4. Foco com aprendizagem- O desejo de ser um elemento que irá contribuir para o sucesso da escola, move o participante para aprender e alcançar a Excelência na sua participação.
5. Energia, Entusiasmo e Dinamismo - Essas habilidades acabam sendo estimuladas pelo sentimento de pertencimento, bem como ganham maior dimensão nos ensaios, no contato com a energia do samba, enredo, na participação do evento e caracterizam e demonstram seu envolvimento e alegria.
6. Trabalho em Equipe - capacidade de se adaptar e funcionar bem com as pessoas e diversidades que fazem parte da equipe, bem como reconhecer a hierarquia daqueles que buscam a excelência de atuação de todos.
7. Fazer mais com menos- usar de criatividade e flexibilidade, para buscar maneiras de atuar com excelência, com os recursos disponíveis.
8. Reconhecimento e valorização das Habilidades dos integrantes antigos- reconhece nos participantes mais antigos uma fonte de possibilidade de aprendizagem , bem como se inspiram e desenvolvem interesses em modelar comportamentos que garantam uma melhor atuação.
Os fatores citados são valiosos e considerados como fundamentais, para os profissionais que buscam o autodesenvolvimento, alcance de uma excelente performance e a conquista de melhores resultados em suas carreiras, bem como podem contribuir para as empresas que desejam melhorias, na sua atuação e reconhecimento de seus produtos e serviços.
Sendo assim, promover um ambiente que os estimule, deve ser o foco de todas as organizações.
Dulce Gabiate - Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças - Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.