Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bola na mão

Rio de Janeiro receberá Acampamento Regional de Handebol nos dias 21 e 22

Objetivo da atividade é observar melhor os atletas visando às seleções de base


Foto: Divulgação/FHERJ

A cidade do Rio de Janeiro receberá neste sábado (21) e domingo (22) o Acampamento Regional de Handebol. A atividade é voltada para atletas da modalidade nascidos entre 2000 e 2001 e tem como meta fortalecer e desenvolver melhor os jogadores das seleções das categorias de base.

O acampamento contará com a presenta dos treinadores Ruy Sanches e Joel Dutra. Ambos são integrantes, respectivamente, da comissão técnica da seleção brasileira júnior feminina e masculina.

Em contato feito pelo portal Eu, Rio, Ruy falou que o objetivo do acampamento feminino é implantar um novo tipo de marcação e movimentação baseado na filosofia de trabalho do treinador da seleção feminina principal, o espanhol Jorge Dueñas. Ele também comentou um pouco sobre a ideia desse tipo de atividade: “A ideia do acampamento é que aconteça isso em cada estado para que os melhores atletas sejam selecionados para depois acontecer o acampamento nacional. A partir daí é que são escolhidos os atletas para as seleções de base. Nós tivemos um salto de qualidade gigantesco nas seleções de base depois da ideia do acampamento”.

Já no masculino, segundo Joel Dutra, a programação se iniciará com uma palestra falando sobre os objetivos do acampamento, para depois trabalhar a parte prática: “Teremos duas sessões no sábado, onde na manhã iremos abordar defesa 5:1 (que a seleção adulta masculina do Brasil usa) e ofensivo contra defesa 5:1. De tarde iremos falar superioridade numérica ofensiva e transição de ataque. No domingo faremos jogos pra que os meninos coloquem em prática o que foi treinado no sábado”.

Ambos os técnicos salientaram que essa é uma excelente oportunidade para a cidade do Rio de Janeiro. Na opinião de Dutra, o acampamento ajudará a fazer com que a modalidade possa ser melhor observada: “Isso torna o handebol mais atrativo, tendo em vista que os atletas passam ter objetivos maiores, como participar futuramente da seleção brasileira. Consequentemente mantém os mesmos dentro do esporte”.

Na opinião dos dois profissionais, o acampamento vai ajudar a trazer mais visibilidade para um esporte que se encontra largado no estado.

“Estamos perdendo espaço para outras modalidades, entre outras coisas. Apoio de patrocínio aos clubes e escolas. Só para você ter uma ideia, pela primeira vez o Rio pode ficar de fora dos Jogos Escolares da Juventude, pois o governo do estado, que tem a responsabilidade de realizar o evento, não fez nada até agora” disse Dutra, que também é técnico do Nova Iguaçu Handebol Clube.

Já Ruy Sanches, alegou que é necessário haver mais investimentos não apenas na modalidade, mas também no ensino do esporte nas escolas públicas do Rio de Janeiro: “Handebol é um esporte escolar. Nós temos poucos clubes no estado, mas temos várias escolas competindo no campeonato estadual. Nós temos muitos atletas nas escolas que ainda não conseguem jogar uma competição porque a FHERJ era muito distante do ensino público. Mas a atual gestão da entidade mudou muito as coisas, está se aproximando demais das escolas, fazendo com que esse acampamento seja a cereja do bolo”.

As atividades do juvenil feminino – dirigidas por Ruy Sanches – acontecerão na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, que fica na Rua Cândido Benício, 2973, na Praça Seca, na Zona Oeste do Rio.

Já o juvenil masculino – que terá a responsabilidade de Joel Dutra – serão realizadas no Centro Esportivo de Educação Física de Desportos da Polícia Militar, que fica na Avenida Marechal Fontenele, 2906, na Vila Militar, também na Zona Oeste.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!