Foi por pouco, bem pouco, que o Vasco da Gama não venceu o Goiás em São Januário, na noite desta segunda-feira (18). Mas o gol contra aos 52 minutos do zagueiro Osvaldo Henriquez, fez a calculadora continuar nas mãos dos vascaínos em relação ao Z4.
Mesmo não jogando um futebol aprazível e com a mesma escalação do clássico contra o Flamengo - a única mudança foi a entrada de Cáceres no lugar do suspenso Pikachu - a equipe goiana foi quem mais procurou o jogo nos 45 minutos iniciais, finalizando dez vezes contra cinco dos cruzmaltinos.
Mas o Vasco foi poucas vezes ao ataque e numa delas, fez seu gol aos 34 minutos, quando Cáceres colocou na área, Marrony desvia de cabeça, e Guarín usa o corpo, domina e bate de direita. A bola bate na trave, Tadeu tenta evitar, mas ela entra.
Delírio nas arquibancadas de São Januário antes dos jogadores irem para o vestiário.
No segundo tempo, o Vasco voltou com Alexandre Melo no lugar de Danilo Barcelos, equilibrou a partida e encurralou o time de Ney Franco em seu campo, que jogava nos contra-ataques, obrigando Tadeu a mostrar o porque de ser um dos melhores goleiros do país.
Aos 21 minutos, Luxemburgo tira Marcos Júnior e coloca Ribamar mas três minutos depois, aos 24 minutos, o VAR anula o gol do Goiás, numa obrança de falta da intermediária, Sanches se livra da marcação de Ribamar e desvia de leve. Fernando Miguel não sai, toca na bola, Guarín tenta o corte, cai na dividida com Rafael Moura e vê a bola entrar. O árbitro, após consulta ao vídeo, marca falta do atacante do Goiás.
A partida permanece lá e cá e aos 51 minutos, já nos acréscimos, uma escanteio cobrado da direita, Tadeu tenta uma finalização de voleio, mas não acerta. Richard ensaia o corte, mas manda para o alto. Rafael Moura desvia de cabeça, e Henríquez marca contra numa canelada, enlouquecendo a torcida.
Final de partida e o empate que mostrou o equilíbrio entre duas equipes que não proporcionaram um grande espetáculo mas fizeram prevalecer a luta.
O Vasco chegou aos 44 pontos e ocupa a 10ª posicão e não joga neste fim de semana, pois tem um jogo a mais, enquanto o Goiás, com 43, na 11ª, recebe o Bahia, às 16h, no Serra Dourada.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 GOIÁS
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Auxiliares: Victor Hugo Imazu (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto (MG)
Cartões amarelos: Danilo Barcelos, Raul (VAS); Léo Sena, Alan Ruschel (GOI)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Guarín, aos 34 minutos do primeiro tempo (VAS); Oswaldo Henríquez (contra), aos 51 minutos do segundo tempo (GOI)
VASCO:Fernando Miguel, Raul Cáceres (Bruno Gomes), Oswaldo Henríquez, Leandro Castan e Danilo Barcelos (Alexandre); Richard, Raul, Marcos Júnior (Ribamar) e Guarín; Rossi e Marrony Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GOIÁS:Tadeu, Yago Rocha (Vinícius), Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto, Léo Sena (Kaio), Thalles e Rafinha (Alan Ruschel), Rafael Moura e Leandro Barcia. Técnico: Ney Franco