O Palácio Guanabara vai abrir suas portas neste sábado (30), das 9h às 17h, para um dia dedicado ao café. Serão realizados dois eventos: a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas e o III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro.
"O Rio tem potencial para ampliar sua produção de café, principalmente com relação a essas safras especiais. A região Noroeste é muito rica em mão de obra qualificada e tem grandes produtores. A secretaria está à disposição para incentivar e oferecer apoio técnico, desde o pequeno ao grande produtor. O café do nosso estado é de grande qualidade e ajuda a movimentar a agricultura do Rio", afirma Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca.
Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas
Aberta ao público, a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas vai oferecer cursos e workshops gratuitos sobre bebidas, com a participação de baristas, gastronomia e torra de cafés, além de degustação. A ação é promovida pelo Sebrae e Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio e tem o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seappa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri).
O evento contará com barraquinhas de produtores das regiões Serrana, Sul e Noroeste do estado, com ‘coffee makers’, que vão preparar bebidas e drinks para o público além de uma Kombi Coffee, a primeira cafeteria móvel do Rio de Janeiro.
III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro
Além da feira, também será realizado o III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro, que reúne vários cafeicultores do interior fluminense, que chegaram à última etapa da competição, com 10 finalistas. Após a apresentação dos vencedores, haverá um leilão com a venda das sacas de cafés em grão cru dos premiados.
O Rio de Janeiro tem cerca de 2.400 cafeicultores e produz mais de 300 mil sacas de café por ano. O objetivo do concurso é incentivar também a produção de cafés especiais no estado. O termo “especiais” é usado para definir cafés cultivados e colhidos em condições especiais, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA - Specialty Coffee Association, utilizada mundialmente) atingindo assim notas mínimas de 80 e máximas de 100 pontos.
Serviço
30/11 - Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas / III Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro
Local: Palácio Guanabara
Horário: 9h às 17h
Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura