Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Circuito Carioca de Feiras

Tradicionais nas praças da cidade, feiras de artesanato voltam esta semana

Decisão foi tomada após reunião de políticos com secretário e integrantes das feiras da EcoSol


Participantes da reunião sobre Economia Solidária na Prefeitura do Rio. Foto: Divulgação

As feiras de artesanato, que estavam suspensas na cidade, voltarão a funcionar ainda esta semana. A decisão foi tomada após conversa entre o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Jorge Felippe Neto, membros dirigentes da Executiva das feiras, o deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidaria da Alerj, e o vereador Reimont, presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidária da Câmara do Rio.

Desde o início do ano, os feirantes estavam impossibilitados de expor seus trabalhos por causa de um problema de espaço e calendário, que vinha perdurando desde o final da gestão anterior.

"A Prefeitura do Rio entendeu que a política da EcoSol não é de cunho assistencial, mas de desenvolvimento, trabalho e renda. Isso já é um avanço. Na reunião tivemos como pautas a retomada do Circuito Carioca de Feiras, a reativação do Conselho Municipal de Economia Solidária, a votação da 'Lei da EcoSol', criação de um selo para os produtos, uma tributação diferenciada para os integrantes e uma linha de crédito para o setor. Seguimos mobilizados!", afirmou o deputado Waldeck Carneiro.


Feira da Economia Solidária. Foto: Divulgação Prefeitura do Rio

Confira aqui o novo calendário das feiras

No ano passado, os feirantes buscaram o setor de Economia Solidária, que era ligado à Secretaria de Desenvolvimento Emprego e Inovação, para renovar as datas de realização das feiras. As autorizações não foram dadas porque, no mesmo local, foram autorizados novos eventos. Diante do cenário, o Secretário de Trabalho e Renda, Jorge Felippe Neto, se reuniu com uma comissão de feirantes e solucionou a parte burocrática para a realização das feiras.

Nesta terça-feira (2/3) foi publicado, no Diário Oficial, o despacho que organiza e regulamenta a agenda do Circuito Carioca de Economia Solidária esse ano. Nele, estão definidas as datas e locais onde serão realizadas as tradicionais feiras de artesanato do Rio.

Satisfeito com a reunião, o Secretário Jorge Felippe Neto destacou a importância do setor:

– É sempre bom ouvir quem está na ponta. Feiras como a do Largo do Machado, por exemplo, movimentam muito a economia do bairro. E como essa, temos várias outras. São elas que geram emprego e renda em vários locais e fazem a microeconomia girar. Vamos valorizar todos que querem empreender, crescer, investir e gerar receita para si e para o município. Prioridade para emprego é renda não é só discurso, é ação. E esse despacho vai fazer a roda voltar a girar – disse.

Economia Solidária artesanato feiras EcoSol autorização despacho Diário Oficial Waldeck Carneiro Reimont Jorge Felippe Neto

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!