Alice Duarte, de apenas 7 anos, vem despontando na base da Portuguesa do Rio, clube que foi destaque no Campeonato Carioca 2021. A pequena atleta é o retrato de uma nova realidade no mundo do futebol, onde vem crescendo o número de meninas que se dedicam a esse esporte. Elas, inclusive, começam cada vez mais cedo, com o claro objetivo de chegar ao profissional.
A Lusa se sagrou campeã da primeira etapa da Liga Ângulo de Futebol de 7, com a melhor defesa e ataque do Carioca e Alice Duarte ainda garantiu o prêmio de craque da rodada, jogando entre meninos e mostrando a força do futebol feminino.
A inclusão se deve ao trabalho de gestão de Marcus Menezes na base da Portuguesa, onde geralmente são revelados também muitos jogadores vindos do futsal.
“Nos últimos anos, com a diminuição do preconceito e o sucesso de atletas como a Marta, por exemplo, e menor resistência dos responsáveis, temos cada vez mais meninas que querem praticar e jogar futebol. Por isso, é importante termos cada vez mais ações que incentivem e evidencie a participação delas. Metade da minha experiência com treinamento de alto rendimento é no feminino. É motivador para mim ter a Alice Duarte na nossa equipe, sendo a única menina da federação de futsal do Rio e ainda jogando no Sub-9 do society”, afirma o gestor.
A Portuguesa da Ilha conta com a presença de duas garotas no Sub 7. É a única equipe da federação de futsal e o único time de society da competição com meninas jogando.
O próximo passo da Lusa será a preparação para a etapa seguinte do torneio. Além de continuar revelando talentos e promovendo cada vez mais visibilidade das meninas no futebol nacional, logicamente.