Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tempestade Brasileira a mil

Na crista da onda, Medina e Ítalo vencem suas baterias no surfe

Surfistas brasileiros se classificaram direto às oitavas e só podem se enfrentar na final


Foto: Ryan Pierse/COI


Em um dia de novidades no programa olímpico, o surfe fez a sua estreia em Tóquio na praia de Tsurigasaki, com ondas pequenas.

Neste domingo (ainda sábado no Brasil), a competição teve um bom desempenho dos representantes brasileiros. Entre os principais favoritos no masculino, Gabriel Medina e Italo Ferreira venceram suas baterias e avançaram diretamente para a terceira rodada (oitavas de final).

O resultado também garantiu que eles ficarão em lados opostos no chaveamento e só poderão se enfrentar na final programada para o dia 28.

Cinco baterias foram disputadas com quatro surfistas cada. Os dois melhores, no total de dez, avançaram diretamente para as oitavas de final, enquanto os outros foram para a repescagem.

Campeão mundial em 2019, Ferreira venceu a primeira bateria com nota 13.67. Já Medina, líder do ranking da WSL e bicampeão mundial, atingiu 12.23.

"É muito especial para todos. É especial para os surfistas de todo o mundo e para os fãs. Fico muito feliz de fazer parte dessa história."

- Italo Ferreira sobre a estreia do surfe nos Jogos Olímpicos

Outro favorito, o japonês Igarashi Kanoa, também assegurou a liderança e não precisará disputar a segunda rodada. A grande surpresa do dia foi a terceira colocação de John John Florence na quarta bateria, obrigando o americano a disputar a repescagem.

Como são as rodadas do surfe em Tóquio 2020?

Rodada 1 (25 de julho): 20 surfistas - Sem eliminação. Cinco baterias com quatro surfistas cada. Os dois melhores vão direto à terceira rodada. Os dois últimos vão para a rodada 2 (repescagem).

Rodada 2 (25 de julho): 10 surfistas - A segunda rodada é uma repescagem e tem duas baterias, com cinco surfistas em cada. Os dois piores surfistas estão eliminados.

Rodada 3 (26 de julho): 16 surfistas - Surfistas são chaveados em oito baterias com dois surfistas cada. O surfista que vencer a bateria avança e o outro é eliminado.

Quartas de final (27 de julho): 8 surfistas - Quatro baterias com dois surfistas cada. O primeiro avança e o segundo é eliminado.

Semifinais (27 de julho): 4 surfistas - Duas baterias com dois surfistas. Os dois que vencerem vão à final e os dois perdedores disputam o bronze.

Disputa do bronze e final (28 de julho): Uma bateria com dois surfistas, confronto direto.

COI

Surfe Gabriel Medina Italo Ferreiira Tempestade Brasileira Brazilian Storm

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!