De hoje (13/10) até o dia 24/10, será comemorado os 132 Anos da Leopoldina, momento simbólico que marca a inauguração da estação da Penha, do trem do ramal Leopoldina, no dia 23 de Outubro de 1886. Para este ano, estão reunidos as mais importantes instituições e artista da região e estão programados mais de 15 eventos culturais e esportivos, que serão realizados ao longo das semanas. A ideia é ocupar espaços públicos e privados da região e divulgar boas práticas e iniciativas realizadas nos bairros da Leopoldina. Entre as instituições participantes estão: Olaria Atlético Clube, Cacique de Ramos, OAB Leopoldina, Imperatriz Leopoldinense, Aqua Viva, UNISUAM, Apa da Fazendinha, entre outras.
Idealizada pelo arquiteto e urbanista Miguel Gustavo Gomes, a Semana da Leopoldina acontece desde 1994 e ao longo dos anos vem se tornando um dos eventos mais importantes da região. Miguel Gustavo arregimentou vários amigos e parceiros para realização deste evento que pretende entrar no calendário de eventos da cidade.
“A Semana da Leopoldina começou com o pé direito, com Futsal na Quadra Azul, onde fizemos uma homenagem à figura do lendário Pichau, que dedicou sua vida ao futsal”, declarou Miguel Gustavo.
Ao longo da semana, vão acontecer atividades esportivas, artísticas, musicais e poéticas. A festa começou com o torneio de Futsal e continua com outros eventos como: a 2ª Copa Leopoldina de Futebol de Mesa, organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro; Abertura do Salão dos Artistas Leopoldinenses no SESC-Ramos, cuja exposição poderá ser visitada nos demais dias. E no GREIP da Penha, terá um mix de acontecimentos, como a apresentação do Coral OAB Leopoldina, apresentação de Ginástica Rítmica e Olímpica, apresentação Aikidô, torneio de Vôlei; Teatro Infantil com o Grupo Tabu e encerra com a peça de teatro A Origem, no auditório da UNISUAM.
“Vamos abrir as nossas portas pra gente fazer um trabalho de pintura, aproveitar a área. Pra quem gosta de pintura é um bom local. E fazer durante três dias, uma feira de ciência para passar um pouco do nosso conhecimento para as crianças”, acrescentou Luís Ângelo, gestor da APA Fazendinha da Penha.
Semana da Leopoldina 1886 – 2018
Zona da Leopoldina, identificada a partir da inauguração da Estrada de Ferro do Norte e, logo, Estrada de Ferro Leopoldina, hoje, Ramal Saracuruna. A EFL foi inaugurada em 23 de outubro de 1886, um sábado para o transporte dos romeiros a tradicional Festa da Penha, comemorado no mês de outubro. Construída no ainda no império, a ferrovia foi nomeada em homenagem a Maria Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil. Próxima ao Centro do Rio e margeada pela baía de Guanabara, a região permaneceu até a década de 1960 como um próspero reduto de classe média e média alta da cidade.
A Zona da Leopoldina foi a primeira parte da região norte da cidade a ser loteada ordenadamente em meados de 1850 e também a primeira área a ganhar iluminação elétrica nos anos 10. Tem como tradicionais os atuais bairros de Bonsucesso, Manguinhos, Olaria, Penha, e Ramos era o caminho da estrada de ferro Leopoldina Railway que escoava produtos oriundos de Magé, Porto da Estrela e Petrópolis.
Mais informações estão na página dos 132 Anos da Leopoldina pelo link: https://www.facebook.com/