Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vacina no braço

Maioria do STF forma maioria por exigência de passaporte vacinal para viajantes que chegam ao Brasil

Julgamento do STF prossegue hoje por plenário virtual


Companhias aéreas deverão exigir apresentação de passaporte da vacina a vijantes que chegam ao Brasil. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal tem maioria para manter a determinação de Luís Roberto Barroso que obriga a apresentação de passaporte da vacina para viajantes que chegam ao Brasil. A decisão de Barroso foi tomada no último sábado, em caráter liminar, no âmbito de uma ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade.

Seis ministros votaram favoravelmente até ontem: Edson Fachin, Carmen Lúcia, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Luiz Fux, e o relator Luís Roberto Barroso. O julgamento termina nesta quinta (16), às 23h59.

Barroso é o relator da ação e foi o primeiro a votar neste julgamento, iniciado nesta quarta-feira. Ao defender a cobrança do comprovante da vacinação, o ministro avaliou que essa deve ser a regra. E que o passaporte da vacina precisa ser exigido pelas empresas aéreas no momento do embarque.

A estratégia de substituir o comprovante por teste PCR e quarentena dos viajantes só deve ser adotada em três situações: quando a pessoa não puder ser vacinada; se o viajante vier de um país que não conseguiu comprar vacinas; ou para brasileiros que saíram do país antes dessa terça-feira, dia 14.

O Ministro Luís Roberto Barroso esclarece que o controle do comprovante de vacinação pode ser feito, como regra, pelas companhias aéreas no momento do embarque, como já é feito com o exame de PCR e a declaração à Anvisa. Não há qualquer razão para tumulto na chegada ao Brasil, pois o controle já terá sido feito. A esse propósito, consultado pela IATA, o gabinete do Ministro já repassou essa orientação. Nos aeroportos brasileiros, bastará uma fiscalização por amostragem, sem causar filas.

O julgamento ocorre em plenário virtual, em que cada ministro insere o voto eletronicamente no sistema do Supremo Tribunal Federal. Os votos podem ser enviados até o fim da noite desta quinta-feira.

Ouça no Podcast Eu, Rio! reportagem da Rádio Nacional sobre o julgamento do passaporte de vacina pelo STF.


Rádio Nacional

STF Luiz Roberto Barroso Passaporte vacinal Passaporte da Vacina Teste PCR Rede Sustentabilidade

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!