Com os quatro reforços anunciados entre quarta (12) e hoje, a semana termina com 12 atletas contratados para ajudar a recolocar o Vasco na Série A, em 2023. Pela primeira vez, após quatro rebaixamentos, a equipe não conseguiu subir no ano seguinte a uma queda.
O Vasco da Gama tem mais uma cara nova para a temporada. Trata-se do meio-campo Matheus Barbosa, que defendeu as cores de Cruzeiro e Atlético Goianiense na última temporada. O jogador de 27 anos chega com contrato válido até o final do ano de 2023.
Cria das divisões de base do Grêmio, onde acumulou convocações para a Seleção Brasileira sub-17, Barbosa passou por outras equipes de tradição do futebol brasileiro antes de aparecer com destaque no cenário nacional com a camisa do Cuiabá. Foi ele um dos destaques do Dourado na campanha que resultou no acesso para a elite nacional na Série B de 2020.
As boas atuações despertaram o interesse do Cruzeiro, onde atuou com destaque até julho do ano passado, marcando sete gols em 27 jogos disputados. Nos meses finais da temporada, Matheus Barbosa jogou no Atlético Goianiense, contribuindo para a classificação do Dragão para a Conmebol Sul-Americana de 2022.
Na última quinta-feira (13), o Departamento de Futebol concluiu a contratação do meio-campo Bruno Nazário, que vinha atuando no América Mineiro e acumula passagens por equipes de tradição no futebol brasileiro. O contrato assinado tem validade até o final da temporada.
Natural de Cascavel (PR), Bruno Nazário iniciou sua trajetória nas categorias de base do principal time de sua cidade-natal. Ainda nas divisões inferiores, se transferiu para o Figueirense, onde se profissionalizou. Passou por Tombense (MG) e América Mineiro antes de se transferir para o Hoffenheim (ALE), na temporada de 2013. No ano seguinte, o meio-campista foi emprestado ao Lechia Gda?sk (POL).
Seu retorno ao Brasil aconteceu em 2018, para defender as cores do Cruzeiro. Atuou ainda no Guarani, até chegar ao Athletico Paranaense, fazendo parte do grupo que conquistou a Conmebol Sul-Americana em 2018 e as Copas do Brasil e Suruga Bank em 2019. Deixou o Furacão e jogou por Botafogo e América Mineiro antes do Vasco da Gama.
Outro dos reforços anunciados pelo clube para a temporada, o atacante Raniel foi apresentado na tarde do dia 12, no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus. Das mãos do gerente geral Carlos Brazil, o jogador de 25 anos recebeu a camisa 9 do Gigante da Colina e não escondeu a satisfação ao falar sobre a oportunidade de atuar em São Januário.
"Venho focado para mostrar dentro de campo e vai ser um ano de vitórias para mim e pro Vasco. Os problemas serviram de lição e amadurecimento. Tenho 25 anos, mas maturidade de veterano. O que eu não consegui fazer no Santos e no São Paulo eu tenho certeza que vou conseguir aqui. A desconfiança é grande, mas quando a gente trabalha as coisas acontecem", afirmou o atacante.
Embora não tenha conseguido se destacar nas recentes passagens por São Paulo e Santos, Raniel garantiu estar preparado para o enorme desafio de comandar o ataque cruzmaltino. O camisa 9 acredita que conseguirá corresponder às expectativas atuando pelo clube de São Januário.
"No psicológico eu tive que ser firme. Não é qualquer pessoa que passa pelo que passei, foram problemas difíceis, mas superei todos. Venho como um guerreiro para lutar em campo. Vida de atacante tem altos e baixos. Por mais que eu não tenha muitos gols, participo das jogadas de gols, vez ou outra a bola não entrava. Estou bem fisicamente, todo recuperado. Treinei minhas férias todas. Qualquer momento que o Zé Ricardo precisar eu estou preparado", declarou ele, que vai jogar na posição de Germán Cano, contratado pelo Fluminense.
Retorno de quem ama a camisa
Logo após Raniel vestir pela primeira vez a camisa vascaína, foi a vez de Anderson Conceição ser apresentado oficialmente. Contratado após fazer história no Cuiabá (MT), o experiente defensor de 32 anos chega ao Vasco da Gama para realizar um sonho de infância, já que o Cruzmaltino sempre foi o clube do seu coração.
"Com certeza maior desafio da carreira, por isso aceitei. Por ser vascaíno, por ter família vascaína. Clube passando por um momento de reconstrução. Quando avisei minha família que viria para cá foi uma festa. Vou trabalhar bastante junto com o grupo para colocar o vasco na Série A. Vou me cobrar, sim, não podemos acomodar", afirmou o camisa 4.
Essa não será a primeira vez que Anderson Conceição vestirá a camisa cruzmaltina. Antes de rodar o Brasil e atuar no exterior, o zagueiro passou pela base e chegou até a morar na Pousada do Almirante, localizada no Estádio de São Januário. Nesse período, conviveu com importantes atletas revelados pelo clube, casos de Souza, Alan Kardec, Alex Teixeira e Philippe Coutinho.
"Minha chegada aqui na base foi engraçada. Sou do sul da Bahia e minha mãe teve que trabalhar em três lugares para comprar uma passagem de ida para mim. Foi por ela também que eu falei que sairia de casa e só voltaria quando virasse profissional. Passei no teste do Vasco e liguei avisando que não voltaria mais", disse Anderson, acrescentando na sequência.
"Me marcou muito na época porque sou daquela geração de guerreiros, que não desiste, persevera. Muitos jogadores da minha época passaram aqui e me mandaram mensagem: ‘Irmão, você voltou para casa, joga por nós porque a gente não conseguiu jogar no profissional do Vasco e você está tendo essa oportunidade, então honre essa camisa’. Não vim para passear no Rio de Janeiro, estou chegando para vencer com essa camisa e pelos meus companheiros também", finalizou. Conceição substituirá Leandro Castan, que treina em separado, junto com o goleiro Vanderlei.
Ouça, no Podcast do Portal Eu, Rio!, as respectivas entrevistas coletivas durante as apresentações de dois dos recém-chegados, o atacante Raniel e o zagueiro Anderson Conceição.
Vasco da Gama