TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Civil estoura depósito da milícia de Zinho, a maior do Estado do Rio, e prende 'Léo 10' e 'Cabral'

Eliezer Ferreira de Freitas e Luiz Felipe de Oliveira Cabral estão sendo investigados por triplo homicídio em Nova Iguaçu

Por Portal Eu, Rio! em 07/04/2022 às 18:26:43

Draco apreendeu materiais, armamentos e uniformes no depósito da milícia de Zinho, em diligência no bairro de Cosmos, na Zona Oeste. Foto: Ascom Polícia Civil


A Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu em flagrante na manhã desta quarta-feira Eliezer Ferreira de Freitas, vulgo Léo 10, e Luis Carlos de Oliveira Cabral, vulgo Cabral. A prisão aconteceu depois de uma diligência em um local apontado pelas seções de Inteligência e Operações como depósito de armamento e materiais para o grupo paramilitar que atua em Cosmos, na Zona Oeste do Rio. Léo 10 foi detido no próprio local, e Cabral ao cair da moto em fuga. O veículo tinha indídios de adulteração. No depósito, a equipe da Draco apreendeu armamentos, coletes, uniformes e dinheiro em espécie.

A prisão é mais um golpe no grupo liderado por Luís Antônio da Silva Braga, vulgo Zinho. A milícia liderada por Zinho, que ascendeu à chefia do bando após a morte de Wellington da Silva Braga, o Ecko, disputa a hegemonia desse tipo de atividade criminosa com o grupo de Danilo Dias de Lima, o Tandera. Cabral e Léo 10 estão sob investigação para tentar confirmar a participação de amvbos em um triplo homicídio no bairo Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Na comunicação interna, as equipes da Polícia Civil destacaram o monitoramento realizado ants do flagrante, que confirmou a importância do local para a logística do grupo criminoso. Abaixo, a íntegra do auto de prisão em flagrante:

" A Secretaria de Polícia Civil, por intermédio de policiais civis lotados na Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (DRACO-IE), realizou, na manhã desta quarta-feira (06ABR22), uma diligência no bairro Cosmos, Zona Oeste, sob coordenação do Delegado Titular Dr. Thiago Neves, a fim de apurar e monitorar a movimentação de um imóvel, onde, de acordo com inúmeras denúncias, serviria como local de guarda de armamento e materiais, utilizados pelo grupo paramilitar que atua na referida localidade.

Munidos das informações produzidas pelas SEÇÕES DE INTELIGÊNCIA POLICIAL e OPERAÇÕES, após um período de monitoramento velado, parte da equipe se dirigiu ao imóvel e, lançando mão de uma história cobertura, conseguiram identificar o indivíduo identificado como ELIEZER FERREIRA DE FREITAS, vulgo “LEO 10”, que também teria envolvimento com a milícia.

Em ato contínuo os agentes se identificaram como policiais e, após a anuência de ELIEZER, entraram no imóvel, oportunidade em que foi arrecadaram vasto material tipicamente utilizados pelos PARAMILITARES. Arguido sobre a procedência do material, “LEO 10” afirmou que seria de propriedade de um outro elemento identificado como “CABRAL”.

A fração da equipe que guarnecia a parte externa do imóvel, teve a atenção voltada para a movimentação atípica de um motociclista que circulava o perímetro. Dessa forma, sob a suspeita de que o mesmo estava monitorando a ação policial, deram ordem de parada para o indivíduo. Não obstante a ordem o motociclista resolveu empreender fuga, momento em que passou a ser perseguido pelos agentes. Durante a perseguição o mesmo perdeu o controle do veículo e sofreu uma queda.

Após prestarem o devido auxílio, os policiais civis identificaram o indivíduo como sendo LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA CABRAL, vulgo “CABRAL”, que havia sido referenciado por “LEO 10” anteriormente. A motocicleta que foi apreendida na posse de LUIZ FELIPE, possui indícios de adulteração.

Os dois elementos integram a milícia capitaneada pelo foragido da justiça LUIS ANTÔNIO DA SILVA BRAGA, vulgo “ZINHO”. Apura-se a participação da dupla no triplo homicídio ocorrido em Cabuçu, Nova Iguaçu, consequência do duelo travado entre “ZINHO” e “DANILO TANDERA”.

É importante salientar que tanto a Zona Oeste, quanto a Baixada Fluminense, estão sendo monitoradas diariamente, por agentes desta especializada, com o objetivo de enfraquecer e liquidar toda e qualquer Organização Criminosa que venha usurpar direitos dos cidadãos locais.

A DRACO informa que todos aqueles que, direta ou indiretamente, participem de Organizações Criminosas, serão responsabilizados."

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.