O Vasco venceu por 1x0 o CSA, neste sábado (7), em São Januário, pela sexta rodada da série B do Brasileirão. A partida contou com o gol salvador de Gabriel Pec, contestado pela torcida pelas últimas atuações. Com o resultado, o cruzmaltino sobe na tabela e se vê, até então, no quinto lugar com 10 pontos. Já o Azulão se aproxima do Z4, com 15 pontos. O resultado positivo serviu como outro suspiro para o técnico Zé Ricardo, que recentemente vem numa corda bamba e poderia cair de vez dela caso não saísse de São Januário com os três pontos.
A próxima rodada reserva um confronto difícil para o Vasco: o time carioca enfrenta o líder Bahia no outro domingo (15), adversário que detém até então o melhor ataque e a segunda melhor defesa do campeonato, atrás apenas do Grêmio que ainda joga e pode perder esse posto. Uma vitória colaria o cruzmaltino no próprio time baiano e, dependendo das combinações de resultados, terminaria com o clube carioca no posto maior da série B por alguns dias. Para esse confronto, porém, o Gigante da Colina não terá o meia Bruno Nazário, expulso hoje no banco .
O jogo
O Vasco entrou esta noite com uma tentativa de deixar o time mais ofensivo e falhou. Getúlio, escolha do técnico Zé Ricardo, entrou como meia direita e pouco fez. A melhor chance foi numa cobrança de falta de Nenê, mas Marcelo Carné espalmou. O CSA chegou a ficar com 58% da posse de bola num período do primeiro tempo e gostou do jogo. Pecou com Lucas Barcellos, duas vezes, em dois contra ataques.
A primeira etapa terminou com xingamentos da torcida para Zé Ricardo, que nada alterou no início do segundo tempo. O clube continuou o mesmo, mas o Azulão também não era efetivo. Foi só com a entrada dos jovens do cruzmaltino que o elenco melhorou. Juninho entrou muito bem e tranquilo - talvez a melhor das alterações - Figueiredo idem e Palacios no embalo das boas modificações. Isso tudo e o retorno de Gabriel Pec do lado esquerdo (havia trocado de posição com Getúlio), fizeram o resultado chegar.
Primeiro, o próprio Pec tentou num chute que obrigou Carné a fazer uma grande defesa. Depois, com Juninho achando Edimar na esquerda, que cruzou e Figueiredo obrigou o goleiro a defender mais uma vez. A torcida começou a cantar e pouco depois, aos 29, Figueiredo chutou forte na trave, a bola bateu em Carné e ficou à disposição para Pec estufar as redes. Foi o gol do alívio para alguém contestado recentemente.
Ainda deu tempo de Thiago Rodrigues salvar o clube da Cruz de Malta numa defesa com os pés, após Dalberto tentar empatar de carrinho. Vitória na barreira do Vasco e mais uma semana de Zé Ricardo parcialmente livre de uma demissão.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 0 CSA
Local: São Januário
Gols: Gabriel Pec (VAS 29/2T)
Cartões amarelos: Didira (CSA 14/1T), Halls (VAS 45/1T no banco), Yuri Lara (VAS 06/2T), Andrey Santos (VAS 12/2T) e Thiago Rodrigues (VAS 46/2T)
Cartão vermelho: Bruno Nazário (VAS 44/2T, no banco)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara e Andrey Santos (Juninho 14/2T); Getúlio (Figueiredo 14/2T), Gabriel Pec (Luiz Henrique 45/2T) e Nenê (Palacios 22/2T); Raniel.
CSA: Marcelo Carné; Igor (Dalberto 17/2T), Lucão, Werley e Diego Renan; Giva, Geovane (Ernandes 10/2T), Didira (Gabriel 17/2T) e Marco Túlio (Osvaldo 17/2T); Lourenço (Yann Rollim 21/2T) e Lucas Barcellos.