Um projeto conjunto entre a Fundação Municipal de Educação (FME) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), está permitindo a instalação de brinquedos nas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e os Núcleos Avançados de Educação Infantil (NAEI) do município. O objetivo deste investimento, segundo o secretário de Educação, Lincoln de Araújo, é garantir que as crianças que têm entre um e cinco anos de idade, matriculadas na rede municipal, possam desenvolver atividades lúdicas, psicomotoras e sociais. Segundo a Prefeitura de Niterói, até o fim de junho, todas as 45 unidades de UMEIs e NAEIs do município terão algum módulo do "brinquedão", como está sendo chamado pelos alunos, mesmo aquelas que dispõem de menor espaço físico.
O secretário Lincoln de Araújo afirma ainda que a instalação dos brinquedos vai ao encontro dos anseios da comunidade escolar.
"Os equipamentos recreativos compõem os projetos politico-pedagógicos das escolas, considerando que brincar, movimentar o corpo, ter momentos de sociabilidade entre a alegria e a diversão são elementos fundamentais para o desenvolvimento educacional das crianças e estudantes. Estes brinquedos reforçam a escola como ponto de encontro da alegria, dos afetos e das solidariedades. Brincar é um direito e, ao mesmo tempo, um ato cidadão", explica o professor.
Segundo a Secretaria de Educação, os brinquedos servem à educação lúdica, que pode ser resumida como sendo um método inclusivo e interativo, que permite que as crianças aprendam entrando em contato com os objetos de ensino. Para isso, podem ser utilizados jogos, brincadeiras e outras atividades que incentivem a participação dos estudantes.
O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Fernando Cruz, também comemorou a instalação dos brinquedos.
"Estes brinquedos foram adquiridos pela FME no fim do ano passado, com o objetivo de tornar o espaço escolar mais atrativo para as crianças, que poderão brincar em equipamentos feitos com materiais adequados e pensados para elas. Eles são separados por faixas etárias, a partir dos 2 anos de idade. Muitas dessas crianças só têm acesso a esses tipos de brinquedos na sua escola. A comunidade escolar está feliz com os novos brinquedos, principalmente as crianças, que são sempre o objetivo final de todo o nosso trabalho", afirmou Cruz.
Os equipamentos instalados são como blocos de montar multicoloridos, o que agrada crianças e adultos. Djenane Freire, subsecretária Municipal de Desenvolvimento Pedagógico de Niterói, destacou que houve extremo cuidado na escolha dos brinquedos, bem como haverá na manutenção dos mesmos.
"A SME está atenta à faixa etária dos brinquedos disponibilizados para as crianças das UMEIs. Havendo a necessidade de troca ou reinstalação, a Educação Niterói fará com a maior celeridade possível". Ainda segundo Djenane, com essas ações, a Educação em Niterói faz frente às demandas do ensino infantil no século 21: "Assim, estamos provendo para todas as crianças as devidas capacidades motoras, físicas e neuronais de maneira irrestrita", celebrou.