O Projeto Trilha Empreendedora, da JA Rio de Janeiro, foi contemplado como vencedor do Prêmio Aplaude 2022 na categoria #Inspira (Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil). A premiação é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, que reconhece a atuação de diferentes instituições que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, produzindo impactos transformadores na sociedade, voltados para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, das Nações Unidas, dos pressupostos da Agenda ESG, e dos Princípios da ONU para Empresas e Direitos Humanos (UNGP), seja nos âmbitos nacional, regional ou local.
Concorrendo diretamente com outras quatro instituições, a JA Rio de Janeiro destacou que o reconhecimento é plural, fruto do trabalho conjunto com escolas, estudantes, educadores, voluntários e equipe:
“Felicidade e orgulho. Esses são os sentimentos de todos nós, com esse reconhecimento dado por cada um de vocês à nossa organização. Agradecemos pela mobilização de todas e todos durante a etapa de votação popular, aos voluntários e às voluntárias por cada hora doada à nossa causa e às empresas parceiras da Trilha Empreendedora, programa que tão bem representou nosso trabalho nesta premiação”, celebra a diretora executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães, que completa:
“Agradecemos, também, às escolas pelas portas sempre abertas, aos profissionais de educação e professores pelo acolhimento, a cada estudante pelo brilho nos olhos e também aos nossos colaboradores por tanta dedicação. Seguimos juntos impulsionando futuros. Também parabenizamos as demais organizações inscritas, finalistas e vencedoras. Nosso trabalho ajuda a transformar o Brasil e o mundo. O prêmio é nosso, mas o aplauso é para cada um e cada uma de vocês”.
Projeto Trilha Empreendedora
O projeto Trilha Empreendedora visa preparar estudantes do Ensino Médio da rede pública para o mercado de trabalho, ajudando no combate à evasão escolar. Somente em 2021, o programa proporcionou a 6.448 jovens a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”. Este ano, a iniciativa está presente em mais de 120 escolas estaduais do Rio.
Realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e com o patrocínio de empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fundação Casas Bahia e Michelin, a Trilha Empreendedora entrou, recentemente, para o Calendário Rio 2030, da Organização das Nações Unidas. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio com o objetivo de promover atividades de impacto voltadas para a agenda 2030 da ONU.