Uma pele bem cuidada e saudável é indispensável para qualquer idade das mulheres. Os tratamentos para rugas, manchas, flacidez e gordurinha localizada são os mais buscados nos consultórios pelas mais maduras. Já as mais jovens correm contra o tempo para realçar a beleza da pele e apostam em procedimentos preventivos.
Segundo José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, a toxina botulínica (botox), peelings, depilação à laser, preenchimentos com ácido hialurônico, lasers e a criolipólise são os procedimentos mais realizados. Mas ele alerta que antes de pensar em cremes e tratamentos estéticos, é necessário lembrar de uma alimentação saudável pobre em açúcar e carboidratos refinados e rica em frutas e vegetais
“Não adianta a paciente gastar rios de dinheiro em tratamentos estéticos se não faz o básico em casa, que é o tão falado skincare, ou seja, cuidados mínimos para deixar sua pele sempre saudável. Lavar com um sabonete adequado para seu tipo de pele, uma hidratação com substâncias antioxidantes e, o mais importante, que é a aplicação de protetor solar. Ele é o creme mágico e mais importante para evitar o envelhecimento acelerado da sua pele”, completa o dermatologista.
Com a popularização das redes socias, vemos muitas pessoas leigas dando dicas de como cuidar da pele de forma caseira, mas o dermatologista indica ter bom senso, pois o que funciona para um pode não ter efeito em outro. "O mais importante é o cuidado com as irritações e queimaduras que podem aparecer", avisa o médico.
O ideal é comparecer ao dermatologista duas vezes ao ano, visto que os produtos usados na época da primavera-verão são diferentes dos receitados no outono-inverno. Já que há dois extremos de temperatura ambiente, o mesmo produto de uma estação pode não ser o mais adequado para a outra.
“Como sempre digo às minhas pacientes, 'pele não tem segredo, tem rotina'. Assim, se a ela criar uma rotina domiciliar através de limpeza, hidratação adequada e uso de protetor solar, irá postergar por muito tempo o início dos procedimentos estéticos. Após isso, minha sugestão seria manter a pele clara livre de manchas através de lasers e peelings, tratar as rugas e sulcos com toxina botulínica e preenchedores, e, para flacidez, usar ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno”, finaliza.