Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alô, Princesa Isabel

Caxias realiza seminário sobre erradicação do trabalho escravo no Rio

Entre 2013 e 2018, 375 pessoas foram resgatadas de trabalho forçado


A cidade de Duque de Caxias realiza o I Seminário de Municipalização da Agenda de Erradicação do Trabalho Escravo no Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (28). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, acontecerá das 9h às 13h, na Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador, Centro – DC).

O objetivo do seminário é contribuir para a sensibilização do corpo de profissionais de instituições governamentais e não governamentais, acadêmicos e a população em geral sobre a temática do trabalho escravo contemporâneo.

Neste dia 28 de Janeiro celebramos o dia nacional de combate ao trabalho escravo. A data escolhida não foi por acaso, nessa mesma data no ano de 2004 os auditores-fiscais do trabalho Eratóstenes de Almeida, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, foram assassinados quando investigavam denúncias de trabalho escravo em Unaí (MG).

Nos dias de hoje o trabalho escravo ainda é uma realidade. Entre os anos de 2013 a Julho/2018, segundo os dados do site Observatório Digital do Trabalho Escravo desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho, só no Estado do Rio de Janeiro foram 375 pessoas regatadas.

A Cidade do Rio tem a maior predominância de resgates com 198 pessoas seguido de Macaé (118), Belford Roxo (22), Araruama (10), Arraial do Cabo, Niterói, Teresópolis (8), Saquarema (2) e Mangaratiba (1)

Mesmo com números elevados o Brasil é considerado referência no combate ao trabalho escravo pela comunidade internacional. O Plano Nacional para a Erradicac?a?o do Trabalho Escravo, adotado em marc?o de 2003, assim como os planos estaduais, constituem hoje modelos para o resto do mundo.

Dados e Fonte: https://observatorioescravo.mpt.mp.br/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!