O Exército destruiu neste fim de semana um muro construído por traficantes do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio.
Segundo o Comando Militar do Leste (CML), o muro era utilizado ao mesmo tempo como proteção contra tiros e para posicionar os canos de armas. Pelos buracos do paredão, os criminosos atiravam ou faziam pontaria. O CML informou que esse tipo de muro é chamado de seteira.
Ao todo, o Exército fez a remoção de 80 barricadas construídas por bandidos no Chapadão e na Pedreira. As favelas são dominadas por facções criminosas rivais. O Chapadão é controlado pelo Comando Vermelho (CV). A Pedreira, pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
De acordo com o balanço da operação iniciada na última quinta-feira (28), foram presas 14 pessoas, apreendidos quatro menores e morto um criminoso durante troca de tiros. Também foram recolhidos uma pistola 9mm, cinto tático com coldre de pistola, duas balanças de precisão, rádio comunicador, munições de fuzil e pistola, dez carregadores de fuzil, 30 carros, 44 motos e dois caminhões roubados; além de material para endolação de drogas, vários tipos de entorpecentes, carga roubada de bebidas importadas e cinco toneladas de macarrão.
Para incentivar a informação de moradores sobre a presença de criminosos, esconderijos de armamentos ou de drogas, foram distribuídos 20 mil folhetos com canais para denúncia anônima e ouvidoria. A operação, segundo o CML, busca a não interferência na rotina das comunidades, especialmente em turnos escolares e no comércio.
A ação no Chapadão e na Pedreira contou com total de 5.400 militares das Forças Armadas, 80 policiais militares e 100 policiais civis. (com Agência Brasil)