O Botafogo empatou com o Magallanes por 2x2 na primeira rodada da copa sul-americana de 2023. A partida aconteceu no Estádio El Teniente e contou com gols de Tiquinho Soares e Eduardo, ambos para o Glorioso. Do lado chileno, Alfred Canales e Contreras estufaram as redes. Ainda houve expulsão direta de Villanueva no segundo tempo. Com o resultado, o time da Estrela Solitária ficou na segunda colocação do grupo, atrás da LDU. Já o Magallanes é o terceiro colocado. César Vallejo - próximo adversário do Fogão na copa - fecha o grupo com o último lugar
Tomar um gol perto do final de jogo evitou o que seria um embalo maior para a decisão da Taça Rio. O técnico Luís Castro quase saiu com os três pontos, mas não deve mais olhar para o resultado e sim apenas na forma como a equipe jogou. É preciso, porque o jogo (primeiro de dois) contra o Nova Iguaçu, neste domingo (09), serve também para a equipe alvinegra se classificar para a próxima Copa do Brasil sem precisar ser campeão da edição atual.
O Jogo
Os gols da partida saíram de formas um pouco parecidas. Primeiro, Tiquinho Soares abriu o placar para o Glorioso num erro do goleiro Rodríguez, que chutou a bola nos pés do atacante. Não demorou muito e o Magallanes empatou num chute colocado, de primeira, do meia Alfred Canales, praticamente sem chances à Perri. A bola chegou a tocar na trave antes de entrar.
Depois do intervalo, mesma situação. O Botafogo novamente passou à frente do placar, dessa vez com Eduardo, e passou a levar muito mais perigo até por ter um a mais no confronto. O meio campo Carlos Villanueva tomou vermelho direto após o juiz uruguaio Cristian Ferreyra ir ao VAR e entender que a solada do atleta do Magallanes era para expulsão.
O problema é que outro erro resultou em gol, mas dessa vez do lado do Fogão. Tchê Tchê tocou mal para trás, Contreras deu drible da vaca em Cuesta e bateu na saída do goleiro.
Um ponto para cada um no fim.
FICHA TÉCNICA
Magallanes 2 x 2 Botafogo
Local: Estádio El Teniente (Chile)
Árbitro: Cristian Ferreyra (Uruguai)
Auxiliares: Carlos Barreiro (Uruguai) e Andres Nievas (Uruguai)
VAR: Andres Cunha (Uruguai)
Gols: Tiquinho Soares (BOT 09/1T), Alfred Canales (MAG 16/1T), Eduardo (BOT 14/2T) e Contreras (MAG 30/2T)
Cartões amarelos: Eduardo (BOT 40/1T), Fernando Pinero (MAG 46/1T), Victor Cuesta (BOT 09/2T), Julián Alfaro (MAG 10/2T), Di Plácido (BOT 19/2T) e Marçal (BOT 28/2T)
Cartão vermelho: Carlos Villanueva (MAG 05/2T)
Magallanes: Rodríguez; Marcelo Filla, Christian Vilches, Fernando Pinero e Nicolás Berardo (Espinoza 36/2T); Tomás Aránguiz, Carlos Villanueva e Alfred Canales Javier Nunez 43/2T); Julián Alfaro (Contreras 14/2T) , Yorman Zapata (Manuel Vicuna 36/2T) e Thomas Jones (Jorquera 36/2T).
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Rafael 25/2T), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires (Marlon Freitas 25/2T) e Eduardo (Lucas Fernandes 36/2T); Gustavo Sauer (Carlos Alberto 25/2T), Victor Sá (Luís Henrique 41/2T) e Tiquinho Soares.