Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Centros de inovação

Naves do Conhecimento promovem inovação e inclusão digital à população carioca

São ambientes multiuso e interativos, que estimulam a democratização do acesso à informação por meio da difusão das ferramentas tecnológicas


A Nave do Conhecimento da Penha. Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

Centros de inovação e inclusão digital, que oferecem acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação em várias áreas voltadas a profissões do futuro, as Naves do Conhecimento funcionam em nove endereços das zonas Norte e Oeste da cidade, levando aprendizado à população carioca. São ambientes multiuso e interativos, que estimulam a busca por novos saberes e a democratização do acesso à informação por meio da difusão das ferramentas tecnológicas e da aplicação prática da ciência.

A iniciativa, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, surgiu em 2012, a partir das Praças do Conhecimento, um complexo de serviços públicos de saúde, educação, cultura e inclusão digital. A necessidade de expandir de forma mais veloz e com flexibilidade o acesso à tecnologia da informação fez com que essa área fosse separada do projeto mãe para formar as Naves do Conhecimento. Desde então, o projeto vem sendo agraciado com prêmios internacionais.

As Naves do Conhecimento potencializam a experiência digital, beneficiando principalmente os moradores de comunidades, representados por um contingente considerável de pessoas que jamais tiveram acesso a um computador.

Frequentadora assídua das naves, Lucia Martins, de 57 anos, não tinha computador em casa e foi utilizando os equipamentos de uma unidade que conseguiu concluir sua graduação em Biblioteconomia, pela UniRio.

– Soube do projeto por uma amiga. A Nave tem grande importância na minha vida, pude estudar diariamente, cumprir as tarefas da minha faculdade e, graças a isso, consegui me formar. Eu não tinha computador nem internet em casa e me formei em Biblioteconomia, na Unirio. Sem a Nave eu não teria como fazer meus trabalhos. Inclusive foi nela que fiz o meu TCC. Já participei de diversos cursos e, a cada dia que passa, está muito melhor. Os cursos são nota dez, os professores atenciosos e pacientes, toda a equipe é muito dedicada – diz Lucia, que agora está matriculada na turma de Introdução à Operação de Drones, na Nave do Engenhão.

O projeto Naves do Conhecimento estimula novas formas de aprendizagem, oferecendo gratuitamente cursos de alto nível, oficinas, workshops e acesso à internet banda larga para as pessoas.

Jéssica Cassimiro é mais uma frequentadora da Nave do Engenhão, onde tem feito cursos para mudar a vida profissional:

– Primeiro fiz um curso de Canva para melhorar minhas publicações na internet e, em seguida, participei da primeira turma de fotografia com câmera da Nave Engenhão. Foi assim que pude dar um upgrade como fotógrafa e, desde então, venho atuando nesse novo ramo. Investi em equipamentos e tenho trabalhado em festas e eventos. Além de conseguir minha renda, essa atividade está me fazendo muito feliz. A Nave mudou a minha história – afirma Jéssica, que atualmente está matriculada no curso de Introdução à Operação de Drones.

Ambientes tecnológicos


Recepção Digital – local onde o usuário pode se cadastrar, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade e de horários das aulas da Sala Multimídia, além de dar sugestões.

Lan Table – espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.

Biblioteca Digital – ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.

Sala Multimídia – local para aulas com computadores que também serve de suporte a atividades educacionais de colégios existentes na comunidade.

Área Infantil – cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes.

Atividades

Entre os cursos, oficinas e palestras de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação oferecidos para a população estão: Operação com drones, ChatGPT, Digitação, Marketing digital, Introdução a impressão 3D, Introdução ao tráfego pago, Robótica sustentável, Edição de foto com Lightroom, Fotografia, Reparo e manutenção de celulares, Informática Sênior, Programação e Algoritmo, Código Html, funções do excel, Comércio eletrônico, Informática Kids, Scratch: Programação para crianças, Whatsapp Marketing, Operador de Computador, Manutenção de Computadores, Lógica de Programação, Excel para Processos Seletivos, Introdução ao Excel, Programação em Python, Fotografia com Celular, Fundamentos de Fotografia, Canva, Photoshop, Desenvolvimento de Jogos, Modelagem em 3D com Blender, TecnoArt, entre outros.

Acordo de cooperação firmado entre a SMCT e o Senai

Por meio de um acordo de cooperação firmado entre a secretaria e o Senai, foram disponibilizadas também 500 vagas em diversos cursos gratuitos de qualificação profissional para alunos das Naves do Conhecimento, com conteúdos voltados à inserção no mercado de trabalho. Cursos como: Programador Front-End, Soldador Mecânico, Soldador de Aço Carbono, Operador de Sistemas Computacionais, Assistente de Operações em Logística, Operador de computador, entre outros.
As inscrições para cursos, oficinas e palestras podem ser feitas diretamente nas Naves do Conhecimento ou no site: http://www.navedoconhecimento.rio

Cine Nave

Além de cursos e oficinas, as Naves do Conhecimento também promovem todos os meses o Cine Nave, iniciativa que oferece aos frequentadores a oportunidade de assistir a produções cinematográficas conhecidas do público. A entrada é franca e todos os filmes possuem classificação livre.

Outros Eventos

As Naves também promovem ações para auxiliar quem não tem acesso à internet. No Dia da Cidadania Digital, equipes ajudam pessoas a fazer currículos, cadastro no conecte SUS, consulta ao PIS e agendamento para retirada de documentos, entre outras atividades que necessitam de computador.

As Naves:

Nave do Conhecimento Tim Lopes, em Santa Cruz (Zona Oeste).
Endereço: Rua Barão de Loreto, s/n
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21h
Sábados – 9h30 às 16h30
Domingos: Fechada
Feriados: Fechada

Nave do Conhecimento Nova Brasília, no Complexo do Alemão (Zona Norte).
Endereço: Praça do Terço, ao lado do CineCarioca, Complexo do Alemão
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21h
Sábado – de 9h30 às 16h30
Não abrirá ao público aos domingos e feriados

Nave do Conhecimento Gelson Domingos, em Padre Miguel (Zona Oeste).
Endereço: Av. Marechal Marciano esquina com Rua do Açafrão
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21h
Sábados – 9h30 às 16h30
Domingos: Fechada
Feriados: Fechada

Nave do Conhecimento Silas de Oliveira, em Madureira (Zona Norte).
Endereço: Parque Madureira Mestre Monarco, s/n – Altura da Rua Manoel Marques
Horário de Funcionamento
Terça a Sábado – 9h às 21hDomingos – 9h30 às 16h30
Segunda-feira – Fechada
Feriados – Fechada

Nave do Conhecimento Claudia Martins Augusto de Jesus, em Irajá (Zona Norte).
Endereço: Praça Nossa Senhora da Apresentação
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21hSábados – 9h30 às 16h30
Domingos: Fechada
Feriados: Fechada

Nave do Conhecimento Joelmir Beting, na Penha (Zona Norte).
Endereço: Rua Santa Engrácia – Praça Santa Emiliana
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21h
Sábados – 9h30 às 16h30
Domingos: Fechada
Feriados: Fechada

Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento, em Vila Aliança – Bangu (Zona Oeste).
Endereço: Rua Antenor Corrêa nº 1. Vila Aliança
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21h
Sábados – 9h30 às 16h30
Domingos: Fechada
Feriados: Fechada

Nave do Conhecimento Santiago Ilídio Andrade, em Triagem (Zona Norte).
Endereço: Rua Bérgamo, 320 – Bairro Carioca
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta – de 9h às 21h
Sábados – 9h30 às 16h30
Domingos: Fechada
Feriados: Fechada

Nave do Conhecimento e Museu Cidade Olímpica e Paralímpica, no Engenho de Dentro (Zona Norte).
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 1.516, Engenho de Dentro (em frente à Estação Olímpica de Engenho de Dentro)
Horário de Funcionamento
Nave do Conhecimento – Terça a sábado – de 9:00 às 21:00, Domingos – de 9:30 às 16:30
Museu Cidade Olímpica – Terça a sábado – de 10:00 às 20:00, Domingos – de 10:30 às 15:30






Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!