A Secretaria Municipal Especial de Cidadania realiza nesta quinta-feira (20/07) a Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais. O evento acontece no pátio do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, das 9h às 17h.
Serão 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Congo, Chile, Senegal e Venezuela, e que residem em diferentes bairros da cidade.
Entre os produtos ofertados há roupas com estampas exclusivas e a preços acessíveis, objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e belas peças em artesanato, como bijuterias em trançados, peças em aço e também com pedras naturais e macramê.
Outro destaque do evento é a gastronomia e seus sabores únicos, oriundos dos mais diversos países. Os empreendedores oferecem refeições, lanches, petiscos, sobremesas, bebidas e comidas típicas, como empanadas argentinas e peruanas; pratos à moda congolesa; o famoso patacone venezuelano, espécie de panqueca à base de banana da terra com recheios variados e molho de pimenta e/ou abacaxi. As cocadas à moda colombiana, feitas na hora, enchem a feira de aroma. Tem ainda bolos negritos (brownies) e biscoitos polvorosas (amanteigados) ou catalina (à base de melaço), além de pães artesanais.
– Eventos com esta natureza multicultural propiciam mais integração e visibilidade para a população de imigrantes e refugiados, que pode expor seus trabalhos e ampliar sua geração de renda – afirma o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.